Publicidade
Pouco mais de 40 milhões de pessoas ainda têm direito a R$ 6 bilhões em Valores a Receber (SRV), sistema criado pelo Banco Central para localizar dinheiro que ficou “esquecido” em contas inativas de bancos, corretoras, fintechs ou consórcios.
A soma total do dinheiro disponível para pessoas e empresas deixados nos bancos chega a R$ 7,5 bilhões, informou o Banco Central.
O Sistema de Valores a Receber do Banco Central (BC) permite aos cidadãos e empresas a realização de consultas para saber se possuem valores em bancos e outras instituições financeiras. Não precisa pagar nada para consultar nem solicitar os valores: o serviço é 100% gratuito.
Continua depois da publicidade
Alerta contra golpe
Desde que entrou em operação, em 2022, o SRV entrou no alvo de esquemas planejados por golpistas para subtrair valores de correntistas.
O Banco Central, por meio de nota, afirma que não envia nenhum tipo de link por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, nem entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. “Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar, e ela nunca vai pedir sua senha”, alerta a autoridade monetária, em nota.
Como fazer a consulta?
É necessário acessar o site oficial do SRV: https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico
Continua depois da publicidade
Não precisa fazer login. Basta informar o CPF e a data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa. Também é possível consultar valores de pessoa falecida, informando o CPF e data de nascimento dela.
Se consultou e viu que tem valores a receber, basta acessar o sistema pelo site do Banco Central em valoresareceber.bcb.gov.br
No Sistema de Valores a Receber (SVR), é possível verificar quanto de dinheiro há a receber, a origem do valor, a instituição que deve devolver o valor, dados de contato e outras informações adicionais, quando for o caso.
Continua depois da publicidade
Existem duas formas para receber o valor informado no SVR:
- Entrar em contato com a instituição responsável pelo valor e solicitar o recebimento;
- Fazer a solicitação dentro do sistema. Para isso é necessário que a instituição tenha aderido a um Termo do Banco Central e que o solicitante possua chave Pix (que não pode ser a aleatória).