3 tonelada$: um dos maiores roubos da história do Brasil virou série da Netflix

Série documental revela detalhes sobre o assalto ao Banco Central, em Fortaleza, que aconteceu em 2005 com toques cinematográficos

Mariana Amaro

Reprodução

A manhã do dia 8 de agosto de 2005 começou com uma notícia desconcertante para os brasileiros: a Polícia Federal investigava um assalto ao cofre do Banco Central em Fortaleza.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os ladrões chegaram por um túnel de quase 80 metros de comprimento e levaram mais de R$ 160 milhões em notas, cerca de 3,5 toneladas de papel. Isso significa que cada um dos 34 participantes do assalto deixou a cena do crime com cerca de 100 quilos de dinheiro vivo.

Aquele que ficou conhecido como o maior assalto do Brasil virou uma série documental com depoimentos dos dois lados: polícia e ladrão. Os três episódios, de 50 minutos cada, recriam momentos-chave do roubo, da investigação e das trágicas consequências desse golpe que parecia perfeito.

Realizado pela Mixer Films, que já produziu O Negócio, para a HBO, e Mothern, para a GNT, 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central, foi feita com exclusividade para a Netflix. Tem direção e roteiro de Daniel Billio e direção geral de Rodrigo Astiz e é uma super produção.

Com um rico trabalho de pesquisa coordenado por Claudia Belfort, a versão brasileira (e real) de La Casa de Papel contou com a reconstrução de uma passagens subterrânea em Embu das Artes, em São Paulo, com medidas muito próximas ao túnel escavado originalmente, em Fortaleza, além de objetos como tubulação de ar, lâmpadas, cordas e garrafas de água colocadas nas mesmas posições que foram encontradas nas cenas do crime.

3 tonelada$: Assalto ao Banco Central

Diretor: Daniel Billio e Rodrigo Astiz

Onde assistir: Netflix (Confira o trailer)


Esta seção faz parte da newsletter IMpulso, a resenha semanal do que importa para o seu bolso. A IMpulso é enviada todas as quintas-feiras, pela manhã. Inscreva-se grátis para receber o conteúdo.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.