20 medos que estão te impedindo de ficar rico

Culpar a economia, acreditar somente em loteria, não querer abrir mão de nada, são todas atitudes que não ajudarão em nada

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Parece impossível que alguma pessoa tenha medo de ficar rica, mas é algo frequente. São medos e crenças que podem atrapalhar sua jornada de alcançar seu objetivo. Culpar a economia, acreditar somente em loteria, não querer abrir mão de nada, são todas atitudes que não ajudarão em nada.

Caso você não saiba identificar se tem algum desses medos, o Business Insider selecionou 20 deles que podem te atrapalhar.

Confira:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Não é familiar
Para melhorar seus recursos financeiros, você precisa melhorar seus recursos intelectuais para conseguir fazer isso. É um fenômeno conhecido pela medicina e que baseia-se, basicamente, em evitar algo que não é familiar.

2. Você não quer abrir mão de suas não-necessidades
É um confronto entre uma necessidade e algo que você quer e, dependendo do lado vencedor, você pode sair perdendo. Para conseguir alcançar o que você quer, é preciso abrir mão de outras coisas.

3. Você não pensa com otimismo
Cada vez que você tiver algum objetivo, encha sua mente com coisas positivas e otimistas sobre ele, caso contrário, as chances de não dar certo são grandes – a maneira como você pensa determina, em grande parte das vezes, quais serão suas atitudes.

Continua depois da publicidade

4. Você acredita que a única maneira é a loteria
As chances de ganhar na loteria são astronômicas, cerca de 1 entre 175.223.510. Jogar na loteria não é um investimento seguro, depende apenas de sorte – e você ainda pode estar gastando um dinheiro desnecessário.

5. Você é relutante sobre achar parceiros para colocar sua ideia no papel
Se você tem medo de criar um time e que as coisas acabem não saindo como você espera, pense que todos os maiores empreendedores do mundo tiveram alguém do seu lado e uma equipe para dar todo o apoio necessário.

6. Você tem medo de errar
O medo de errar sempre existirá, mas em alguns casos é preciso deixa-lo de lado para conseguir levar seu projeto para a frente. Enfrente seus medos e tenha em mente de que você sempre poderá aprender com eles.

Continua depois da publicidade

7. Você não quer ser um alvo
Dinheiro atrai a atenção de concorrentes, família e amigos, seja de uma maneira boa ou ruim – e isso pode atrapalhar sua jornada. Ao mesmo tempo, se você nunca tentar, mesmo correndo riscos, você nunca vai ganhar.

8. Você não consegue lidar com tudo
Para isto, não há desculpa: se você pensa que não consegue lidar com todas as responsabilidades que acompanham a riqueza, você sempre pode procurar ajuda – como um advogado, contador, planejador, etc.

9. Você pratica auto sabotagem
É difícil acreditar que alguma pessoa tropeçaria em si mesma no caminho para a riqueza, mas é algo frequente. Se você tem medo do que pode vir em seguida, busque ajuda de sua família, amigos, profissionais e siga seu caminho,

Publicidade

10. Rejeição
Muitas pessoas não conseguem colocar seus projetos em prática pois não possuem confiança em si mesmos, acreditando que o projeto não dará certo, ou de que o mercado não vá abraça-lo totalmente.

11. Carência de mentalidade
Para ter em abundância, você precisa acreditar e buscar abundância. Entretanto, é impossível fazer isso quando você tem outras coisas com as quais é obcecado, como contas, obrigações, erros, etc. Vá eliminando suas preocupações aos poucos para ter mais dedicação com seu objetivo.

12. Você pensa no que seus pais diriam
Enquanto alguns pais ensinam regras financeiras a seus filhos, outros restringem seus sonhos sobre o assunto – e por isso você é repleto de medos e obstáculos que cria para si mesmo.

Continua depois da publicidade

13. Você não estabelece metas alcançáveis – ou qualquer meta
Embora “ser rico” seja uma meta, você pode quebra-la em diversas outras. Explore os sonhos que tem relacionados a isso, suas vontades, e corra atrás de todas, em ordem de prioridade.

14. Você está preso em uma colina
Manter o mesmo orçamento baseado em seu salário mensal pode provar que você está muito confortável e talvez até frustrado. Em algum momento, você terá que quebrar esse ciclo e então poderá começar a sonhar, estabelecer datas e quantias de dinheiro para o que deseja.

15. Você não quer passar por outro trauma financeiro
Se você já passou por alguma situação financeira complicada, isso pode te colocar em defensiva, impedindo que você tome qualquer risco com relação a seu dinheiro. Isso pode ser preventivo, mas em algum ponto também pode te impedir de alcançar alguns planos.

Publicidade

16. Você não quer endividar-se
Você pode ter uma dívida para pagar que pode demandar muito tempo para ser paga. Ela é um dos obstáculos que te impedem de ficar ricos. Portanto, cabe a você decidir se ficará preso a uma dívida para sempre ou se pretende alcançar seus objetivos.

17. Você não sabe em quem confiar
Encontre um conselheiro financeiro e converse sobre seus sonhos, o que quer alcançar e de quais maneiras você pode alcança-los sem que entre em problemas.

18. Você não quer parecer burro
Economizar pelo medo de perder dinheiro não vai te fazer rico, mas isso não deve ser um espetáculo. Procure entender como funciona o mercado financeiro e investimentos para perder esse medo.

19. Seus amigos te odiarão
Ninguém quer ser deixado de fora quando o “amigo” passa a ser rico e a ter uma fortuna. Pense que, se seus amigos não gostam de você pelo que é, eles nunca foram seus amigos em primeiro lugar.

20. Você não quer deixar seus passatempos de lado
Ter algo para descontrair e relaxar é algo que ajuda em todos os aspectos de sua vida: pessoal, profissional e social. Mas não pensar em fazer nada além deles pode te atrapalhar e impedir que você chegue a algum lugar.

Tópicos relacionados