Indicadores econômicos

Zona do euro: PMI composto cai ao menor nível em 17 meses e sinaliza contração

Dados preliminares indicam queda de 52 em junho para 49,4 em julho, frustrando analistas (que previam declínio menor, para 51)

Por  Estadão Conteúdo -

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 52 em junho para 49,4 em julho, atingindo o menor nível em 17 meses e ficando abaixo da barreira de 50 que sinaliza contração da atividade.

Os dados preliminares foram divulgados nesta sexta-feira (22) pela S&P Global e frustraram analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam declínio do PMI composto para 51 neste mês (o que manteria o indicador no terreno positivo).

O PMI industrial da região recuou de 52,1 para 49,6 no mesmo período, atingindo o menor patamar em 25 meses (também abaixo do consenso do mercado, que também era de queda para 51).

Já o PMI de serviços diminuiu de 53 em junho para 50,6 em julho, com a leitura acima de 50 indicando que ainda há leve expansão do setor. A projeção de analistas, contudo, era de uma baixa menor, para 52.

PMI da Alemanha

O índice de gerentes de compras composto da Alemanha, a maior economia da zona do euro, também recuou. A queda foi de 51,3 em junho para 48 em julho, o menor nível em 25 meses.

O PMI industrial alemão recuou de 52 para 49,2 (também o menor patamar em 25 meses) e o de serviços caiu de 52,4 para 49,2 na mesma base de comparação (o menor nível em sete meses). Analistas previam declínio menor para ambos: do PMI industrial para 51 e do de serviços para 51,6.

PMI do Reino Unido

Já o PMI composto do Reino Unido, que não faz parte da zona do euro, caiu de 53,7 em junho para 52,8 em julho. É o menor nível em 17 meses, mas o indicador permaneceu no terreno positivo (uma leitura acima de 50 indica que a atividade econômica britânica continua se expandindo neste mês).

A prévia ficou ligeiramente abaixo da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam redução para 53.

O PMI industrial britânico caiu de 52,8 em junho para 52,2 em julho e também atingiu o menor nível em 25 meses, mas ficou levemente acima da projeção do mercado (52). Já o de serviços recuou de 54,3 para 53,3, o menor patamar em 17 meses e um pouco abaixo do consenso do mercado (53,5).

Ainda não investe no exterior? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês

Compartilhe