Presidente da Ucrânia

Zelensky cobra ONU e pede reforma de sistema para retirar poder de veto da Rússia

Zelensky descreveu em detalhes cenas sombrias na cidade ucraniana de Bucha, dizendo que Moscou queria transformar a Ucrânia em “escravos silenciosos”

Por  Equipe InfoMoney -

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu nesta terça-feira que a Organização das Nações Unidas (ONU) reforme o sistema que dá direito de veto à Rússia como membro permanente do Conselho de Segurança, dizendo que tudo precisa ser feito para garantir que o órgão internacional funcione de forma eficaz.

Em discurso ao Conselho de Segurança da ONU, Zelensky descreveu em detalhes cenas sombrias na cidade ucraniana de Bucha, dizendo que Moscou queria transformar a Ucrânia em “escravos silenciosos”.

Zelensky ainda cobrou a organização: “onde está a segurança que o Conselho de Segurança precisa garantir? Não está lá. Embora haja um Conselho de Segurança. Então, onde está a paz? Quais são essas garantias que as Nações Unidas precisam garantir?”.

“Gostaria de lembrá-los do Artigo 1, Capítulo 1, da Carta da ONU. Qual é o propósito de nossa organização? Seu propósito é manter a paz”, disse ele. “E agora a Carta da ONU foi violada literalmente, começando com o Artigo 1. Qual é o sentido de todos os outros artigos?”, lembrando ainda sobre os “crimes de guerra” cometidos pela Rússia.

“Mostrem a todos os outros criminosos de guerra em potencial no mundo como eles serão punidos se o maior deles for punido agora”, pediu.

(com Reuters)

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Compartilhe