Zelensky cobra ONU e pede reforma de sistema para retirar poder de veto da Rússia

Zelensky descreveu em detalhes cenas sombrias na cidade ucraniana de Bucha, dizendo que Moscou queria transformar a Ucrânia em "escravos silenciosos"

Equipe InfoMoney

(Getty Images)

Publicidade

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu nesta terça-feira que a Organização das Nações Unidas (ONU) reforme o sistema que dá direito de veto à Rússia como membro permanente do Conselho de Segurança, dizendo que tudo precisa ser feito para garantir que o órgão internacional funcione de forma eficaz.

Em discurso ao Conselho de Segurança da ONU, Zelensky descreveu em detalhes cenas sombrias na cidade ucraniana de Bucha, dizendo que Moscou queria transformar a Ucrânia em “escravos silenciosos”.

Zelensky ainda cobrou a organização: “onde está a segurança que o Conselho de Segurança precisa garantir? Não está lá. Embora haja um Conselho de Segurança. Então, onde está a paz? Quais são essas garantias que as Nações Unidas precisam garantir?”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Gostaria de lembrá-los do Artigo 1, Capítulo 1, da Carta da ONU. Qual é o propósito de nossa organização? Seu propósito é manter a paz”, disse ele. “E agora a Carta da ONU foi violada literalmente, começando com o Artigo 1. Qual é o sentido de todos os outros artigos?”, lembrando ainda sobre os “crimes de guerra” cometidos pela Rússia.

“Mostrem a todos os outros criminosos de guerra em potencial no mundo como eles serão punidos se o maior deles for punido agora”, pediu.

(com Reuters)

Continua depois da publicidade

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.