Títulos governamentais

Yields baixos de títulos levam BCs a buscar ações, mostra pesquisa

Pesquisa do Royal Bank of Scotland foi conduzida em fevereiro junto a 60 bancos centrais

LONDRES – Retornos baixos em títulos governamentais de alto rating estão levando bancos centrais a aceitar mais risco em suas reservas, com quase dois terços mais inclinados a investir em ações na comparação com o ano anterior, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira (8).

A pesquisa anual junto a 60 bancos centrais com combinados 6,7 trilhões de dólares em reservas mostrou que seus administradores de reservas estão investindo em mercados e moedas que não teriam considerado até recentemente.

Em particular, a pesquisa destacou a crescente aceitação de ações e moedas de mercados emergentes.

A pesquisa, compilada pelo Royal Bank of Scotland, foi conduzida em fevereiro. A média das carteiras detidas pelos consultados é de 112 bilhões de dólares.

Oito dos 60 administradores de reservas disseram que seus bancos centrais já estavam investindo em ações. Quase um quarto dos consultados afirmaram que as ações já eram parte da administração de suas reversas ou se tornarão nos próximos cinco meses.

“Isso representa uma mudança notável nas atitudes do setor oficial no que se refere à classe de ativos”, afirmou o relatório da pesquisa.