Yellen diz que reação do mercado a dados de inflação é um “erro tremendo”

"Acho que é um erro tremendo se concentrar em pequenas flutuações e não enxergar as tendências maiores e de longo prazo", disse a secretária do Tesouro dos EUA

Reuters

Publicidade

DETROIT (Reuters) – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira que os dados recentes sobre a inflação ao consumidor foram “um pouco mais altos” do que o esperado, mas que os participantes do mercado devem se concentrar em declínios de longo prazo nas tendências da inflação e na economia forte e nos salários em alta.

“Acho que é um erro tremendo se concentrar em pequenas flutuações e não enxergar as tendências maiores e de longo prazo. E a tendência aqui é que a inflação está caindo de forma decisiva”, disse Yellen ao Detroit Economic Club.

O Departamento do Trabalho dos EUA informou na terça-feira que o índice de preços ao consumidor subiu 0,3% em janeiro, mais do que a alta de 0,2% esperada pelos economistas em uma pesquisa da Reuters, o que provocou uma queda nos preços das ações, com Wall Street especulando sobre uma espera potencialmente mais longa para que o Federal Reserve comece a cortar a taxa de juros.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Yellen disse que o salto da inflação após a pandemia da Covid-19 desacelerou quase até níveis consistentes com a meta de inflação anual de 2% do banco central dos EUA.

Ela disse que o preço da gasolina caiu 1,90 dólar por galão, desde a sua marca mais alta em 2022, logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia, para menos de 3 dólares por galão, enquanto os preços de outros bens importantes também caíram, apesar dos custos de habitação mais elevados.

“Os preços dos ovos voltaram a ficar bem próximos dos níveis anteriores à pandemia, os preços dos carros novos e usados e os preços dos caminhões também caíram, os televisores — portanto, alguns preços estão caindo”, afirmou ela.

Continua depois da publicidade

Yellen disse que o relatório do índice de preços ao consumidor de terça-feira mostrou que os salários médios por hora aumentaram 1,3% no último ano, com uma alta de 1,6% para alguns trabalhadores, como operários.

Ela repetiu que pesquisa do Tesouro dos EUA mostrou que os trabalhadores que ganham o salário médio dos EUA podem pagar a mesma cesta de bens e serviços de 2019, mas com uma economia de 1.400 dólares.