EUA

Yellen afirma que intenção é fazer primeira alta de juros ainda neste ano

"Eu acho que será apropriado em algum momento ainda este ano dar o primeiro passo para elevar as taxas e, assim, começar a normalizar a política monetária", disse ela

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, disse nesta sexta-feira (10), que viu sinais de que a economia dos EUA está melhorando e que acredita que a primeira alta nas taxas de juros serão necessários ainda este ano. “Eu acho que será apropriado em algum momento ainda este ano dar o primeiro passo para elevar as taxas e, assim, começar a normalizar a política monetária”, disse ela em discurso no The City Club de Cleveland.

A presidente da autoridade americana se mostrou otimista sobre as perspectivas econômicas, que segundo ela está próxima de alcançar um círculo virtuoso, onde os ganhos de emprego vão levar a gastos mais fortes dos consumidores, que, irá refletir em mais empregos e aumento de salários. Yellen disse que viu “dicas” de ganhos salariais nos dados recentes e dados “encorajadores” que os gastos dos consumidores está aumentando.

“Minha própria perspectiva para a economia e a inflação é amplamente consistente com a tendência central das projeções apresentadas pelos participantes do Fomc no momento da nossa reunião de junho”, disse Yellen. Essa previsão é que a economia cresça cerca de 2% este ano, com a taxa de desemprego perto de 5,2% e a inflação em 1,4%. Yellen acredita que os efeitos recentes da queda dos preços do petróleo e do dólar em alta sobre a inflação irão diminuir durante este ano, levando a inflação a se mover em direção a meta de 2%.

Aprenda a investir na bolsa