XP registra o triplo de acessos em sua plataforma de conteúdo em meio à pandemia

XP Conteúdos intensificou a produção de relatórios e vídeos ao vivo com nomes importantes da economia brasileira e internacional

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO — Desde o início da pandemia de coronavírus, a XP Conteúdos, plataforma gratuita que reúne informações e análises sobre investimentos da XP Inc., cresceu em números de acessos diários – registrando, em média, o triplo de usuários ativos em relação aos meses anteriores.

Lançada em julho do ano passado, a plataforma reúne conteúdos sobre cerca de 250 ativos, incluindo ações, títulos de renda fixa, fundos de investimento, imobiliários e de previdência, além de análises econômicas e setoriais, sugestões de aplicação para variados perfis, recomendação de carteiras, guias de comparações de investimentos e dados de mercado em tempo real.

Segundo Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP Investimentos, os resultados alcançados atestam o bom caminho editorial tomado pela equipe e indicam que a crise despertou nas pessoas um maior interesse por informações financeiras.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“No último mês, tivemos um crescimento exponencial e estamos conseguido manter o nível de acessos e usuários ativos em patamar elevado, por mais que o mercado tenha dado uma estabilizada.  Os números indicam que não foi um aumento pontual durante os circuit breakers nas primeiras semanas de março, o que mostra que os investidores estão buscando cada vez mais conteúdos de qualidade”, revela.

Com o avanço da Covid-19, a equipe de mais de 40 profissionais intensificou a produção e também deu prioridade à criação de conteúdo com transmissões ao vivo para dar mais agilidade na forma com que as informações são passadas para o investidor.

Ferreira aponta que a plataforma tem realizado, em média, três lives por dia, com profissionais do mercado financeiro nacional e internacional, executivos de empresas e membros do governo.

Continua depois da publicidade

O ministro da economia, Paulo Guedes, o fundador da Oaktree Capital Management, Howard Marks, e a presidente da Microsoft Brasil, Tania Cosentino, por exemplo, já participaram dos debates promovidos pela XP desde o início da pandemia.

“Já fizemos mais de 70 lives, por meio do Zoom ou Youtube, e elas estão disponíveis, na íntegra, na nossa plataforma, com o resumo das principais informações”, afirma Ferreira.

Mudanças profundas

Mesmo com a pior queda mensal do Ibovespa em mais de 20 anos, o número de investidores individuais pessoa física registrados na B3 bateu novo recorde, com mais de 2 milhões de CPFs em março.

Para o estrategista-chefe da XP, a crise revela uma mudança de paradigma por parte do investidor brasileiro, que, mesmo com a oscilação do mercado, continua aplicando em renda variável e assumindo certos riscos em sua carteira.

Nesse contexto, Ferreira avalia que o trabalho de produzir conteúdo se torna ainda mais valioso, tendo em vista que os investidores individuais costumavam ser os primeiros a vender seus ativos quando a bolsa caía e, com isso, acabavam perdendo grandes oportunidades nos momentos de recuperação do mercado.

“Levar informação de qualidade e precisa tem ajudado as pessoas a ver essa queda da bolsa como uma oportunidade de aumento de exposição à renda variável. Hoje em dia, todo esse trabalho que estamos fazendo na área de conteúdo, alinhado com os nossos influenciadores nas redes sociais, políticos e gestores, que têm falado diretamente com o mercado através de nós, faz com que mesmo o investidor iniciante tenha acesso à opiniões relevantes de pessoas experientes do mercado de forma rápida, o que antes era impossível”, aponta.