XP Inc. tem alta de 119% no lucro líquido ajustado no 3º trimestre, para R$ 570 milhões

Já a receita líquida avançou 55% na comparação anual, passando de R$ 1,356 bilhão para R$ 2,101 bilhões

Equipe InfoMoney

Guilherme Benchimol IPO XP Nasdaq (Foto: Tiago Ribeiro/Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Inc. registrou um lucro líquido de R$ 570 milhões no terceiro trimestre deste ano, valor que representa uma alta de 119% sobre os R$ 261 milhões apresentados um ano atrás.

Na comparação com o segundo trimestre, porém, o lucro ficou praticamente estável, com leve avanço de 1% sobre os R$ 565 milhões entre abril e junho.

Já a receita líquida avançou 55% na comparação anual, passando de R$ 1,356 bilhão para R$ 2,101 bilhões. O valor também é 9% superior ao apresentado no segundo trimestre deste ano, de R$ 1,921 bilhão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A margem líquida ajustada passou de 19,2% no terceiro trimestre de 2019 para 27,1% no mesmo período de 2020, uma alta de 7,9 pontos percentuais. Já no trimestre anterior, o percentual era de 29,4%.

Durante coletiva de imprensa, Bruno Constantino, CFO da XP, explicou que esta queda tem relação com o investimento da empresa em tecnologia e novos funcionários.

Segundo ele, estes investimentos entram no opex (despesas operacionais) e por isso acabam tendo impacto no curto prazo. Por outro lado, ele afirmou que, conforme os projetos da empresa forem maturando, estes números tendem a melhorar.

Continua depois da publicidade

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado, por sua vez, subiu 63% na comparação anual, passando de R$ 390 milhões para R$ 636 milhões.

Enquanto isso, a base de clientes ativo da XP saltou 72% em um ano, passando de 1,536 milhão para 2,645 milhões. Segundo a companhia, essa alta se deu liderada principalmente pelas marcas Rico e Clear.

Em seu release de resultados, a empresa disse ainda que acelerou os investimentos em tecnologia e pessoas para “fortalecer ainda mais nossa plataforma e proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente”. “Nossa visão integra um modelo ágil com nossas iniciativas estratégicas, utilizando mais análise de dados para tomada de decisão e impulsionando maior escalabilidade em nossos negócios”, explica a empresa.

Treinamento gratuito do InfoMoney mostra como encontrar oportunidades de investimentos escondidas nos gráficos e fazer a primeira operação. Assista aqui!