XP Inc. compra participação na gestora de fundos AZ Quest

Transação é um co-investimento com o fundo XP Private Equity e prevê a opção de aumento na participação nos próximos dois anos

Equipe InfoMoney

Walter Maciel, CEO da AZ Quest

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Inc. anunciou nesta terça-feira (19) a aquisição de participação na AZ Quest, uma das maiores gestoras independentes no Brasil.

Com uma plataforma diversificada de produtos, que inclui estratégias de ações, macro, crédito privado e arbitragem, a AZ Quest faz parte do grupo italiano Azimut desde 2015.

Segundo comunicado, a aquisição faz parte da estratégia da XP de ampliar seu ecossistema de gestores e distribuidores no Brasil. A transação é um co-investimento com o fundo XP Private Equity (XP PE) e prevê a opção de aumento de participação nos próximos dois anos. Não foi anunciado o valor nem o tamanho da aquisição.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A parceria da XP com a AZ Quest nos posiciona ao lado de uma das mais tradicionais administradoras independentes do país, que se destaca por seus produtos de alta qualidade, sólida infraestrutura e controles operacionais”, afirma Leon Goldberg, sócio e head de relacionamento institucional com gestoras da XP, em nota.

Com a aquisição, a Azimut espera aumentar as sinergias com a plataforma de distribuição da XP, aumentando a penetração dos fundos AZ Quest. Em março, a AZ Quest adquiriu a gestora MZK Investimentos, reforçando sua equipe macroeconômica.

De acordo com o comunicado, a Azimut e a XP buscarão expandir a cooperação em outras áreas, incluindo o leque de produtos globais da Azimut.

Continua depois da publicidade

“Acreditamos que existe uma grande oportunidade de crescimento para asset managers independentes no Brasil, como resultado do amadurecimento financeiro do mercado local. Por meio desse co-investimento, esperamos alavancar o ecossistema da XP Inc para impulsionar o crescimento da AZ Quest”, disse Guilherme Teixeira, sócio do fundo XP Private Equity, em nota.

Também em nota, Walter Maciel, CEO da AZ Quest, afirma que a gestora continua com total autonomia operacional. “A XP terá um assento no conselho da AZ Quest e permanecemos 100% independentes no dia a dia”, disse.

Curso inédito “Os 7 Segredos da Prosperidade” reúne ensinamentos de qualidade de vida e saúde financeira. Faça sua pré-inscrição gratuita.

Tópicos relacionados