XP eleva preço-alvo para Equatorial (EQTL3) e recomendação de neutra para compra, incorporando aquisições recentes

Casa destaca que a companhia não dá qualquer indicação de recuo no seu ritmo quando se trata de aquisições

Equipe InfoMoney

Publicidade

A XP Investimentos revisou sua recomendação de neutra para compra para a ação da Equatorial (EQTL3), com preço-alvo de R$ 30, ante preço-alvo de R$ 24 do último relatório, incorporando todas as aquisições recentes da companhia. O novo target corresponde a um potencial de alta de 25% em relação ao fechamento de segunda-feira (25).

Em relatório, assinado pelos analistas Victor Burke e Maíra Maldonado, a XP Investimentos destaca que a companhia não dá qualquer indicação de recuo no seu ritmo quando se trata de aquisições.

Isso porque embora oportunidades em distribuidoras de energia possam parecer escassas, a recente entrada da companhia no setor de saneamento demonstrou que outros alvos de infraestrutura também estão no jogo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Devido a sua expertise, a XP acredita que a Equatorial tem uma forte vantagem a ser capturada na CEEE, uma boa comunicação com a ANEEL que pode render um resultado melhor do que o esperado na revisão tarifária da CEA e outras economias de custos gerenciáveis (PMSO).

A corretora também vê uma taxa de retorno (TIR) real atrativa de 8,6% para a Equatorial nos preços atuais de mercado.

Além disso, os analistas ressaltam que, no segmento de distribuição de energia, as empresas são naturalmente protegidas contra a inflação.

Continua depois da publicidade

“Isso porque a Parcela B da tarifa de energia, que engloba os custos gerenciáveis pela distribuidora (custos operacionais, taxa de depreciação, remuneração do investimento e outras receitas), são reajustados pelos índices inflacionários nos reajustes tarifários anuais. Os demais componentes da tarifa de energia, Parcela A e impostos, são apenas um repasse e não impactam a rentabilidade da Equatorial”, avaliam.

Olhando para os investimentos non-core, todas as linhas de transmissão estão em plena operação e o investimento em saneamento tem um perfil de risco menor dado: (i) a parceria da Equatorial com um player privado com experiência no setor; (ii) a baixa complexidade dos investimentos quando se considera a topografia plana do terreno; e (iii) potenciais sinergias comerciais a serem exploradas entre os clientes de distribuição e saneamento do Amapá.

“Além disso, a empresa foi vocal no passado de um potencial investimento no segmento de geração de gás, portanto, poderíamos esperar uma maior diversificação a qualquer momento. Em suma, vemos a diversificação das receitas como positiva, ao mesmo tempo que introduz mais resiliência ao seu perfil de crescimento”, apontam.

Continua depois da publicidade

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir