Wilmar e Raizen criam uma das maiores empresas exportadoras de açúcar do Brasil

A Raizen e a Wilmar Sugar Pte. embarcarão cerca de 4,5 milhões de toneladas de açúcar bruto por ano no Brasil

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — A Wilmar International está formando parceria com a Raizen Energia em uma joint venture que criará uma das maiores exportadoras de açúcar do Brasil.

A Raizen e a Wilmar Sugar Pte. embarcarão cerca de 4,5 milhões de toneladas de açúcar bruto por ano no Brasil, segundo comunicado das empresas, que possuem participações iguais no empreendimento. O país é o maior exportador de açúcar do mundo. A nova empresa, conhecida como RAW, começará a comercializar açúcar da safra 2017-2018 do Brasil, que começa em abril, segundo uma porta-voz da Raizen, a maior fabricante de açúcar e etanol do país.

A RAW será uma das maiores exportadoras de açúcar do Brasil e competirá com a Alvean, uma combinação da Cargill com a Copersucar que negociou 5 milhões de toneladas do país na safra passada. A nova empresa terá sede em Cingapura e Jean-Luc Bohbot, chefe da divisão de açúcar da Wilmar, será o CEO. Uma subsidiária em São Paulo será responsável pela originação de açúcar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Nossa principal motivação é dar mais retorno a nossos ativos de produção com o reforço da nossa presença no mercado internacional”, disse Leonardo Gadotti, vice-presidente-executivo de logística, distribuição e trading da Raizen e agora presidente do conselho da RAW. “E isso será feito por meio dessa parceria estratégica no segmento de trading com uma empresa de grande conhecimento do setor.”

Açúcar bruto

A joint venture exportará a produção da Raizen, de cerca de 3 milhões de toneladas de açúcar bruto, além do açúcar originado pelas operações da Wilmar no Brasil, segundo o comunicado. A RAW terá 10 a 15 funcionários que ainda não foram nomeados e englobará membros de ambas as empresas, segundo a porta-voz da Raizen. Já foram obtidas todas as aprovações regulatórias.

Continua depois da publicidade

A Wilmar expandiu sua presença no setor açucareiro desde que entrou no mercado em 2010 por meio da aquisição da Sucrogen na Austrália e da refinaria PT Jawamanis Rafinasi na Indonésia. A empresa também tem acesso a refinarias, incluindo uma participação na Cosumar, do Marrocos, e na Shree Renuka Sugars, da Índia, segundo o website da empresa.

A RAW se beneficiará da extensa rede de clientes da Wilmar em todo o mundo, ajudando a Raizen a consolidar sua posição no Brasil. A Raizen, que é uma joint venture da Royal Dutch Shell e da Cosan SA Indústria & Comércio, possui 24 unidades de produção e também fabrica cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano.