WiFi a laser usa luz, é 20 vezes mais rápido e pode revolucionar

A novidade vem da Arábia Saudita e é uma criação de Ibrahim Dursun e alguns colegas da Universidade Rei Abdullah

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A internet é a grande revolução tecnológica do século e vem se desenvolvendo cada vez mais. Assim, se uma nova tecnologia der certo, estaremos perto de uma nova opção de Wi-fi a laser – ainda muito mais veloz, de acordo com o artigo publicado no site Pubs.acs.org.

A novidade vem da Arábia Saudita e é uma criação de Ibrahim Dursun e alguns colegas da Universidade Rei Abdullah. O aumento de velocidade seria possível graças a uma nova forma de geração de luz branca. Essa possibilidade torna a transferência de dados 20 vezes mais rápida, assim seria viável recorrer à chamada de comunicação por luz visível (CLV), que usa partes do espectro não regulamentadas, mas mais eficientes.

Entenda

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Isso acontece devido à luz branca que vem dos diodos emissores de luz (LED). No entanto, é preciso o uso de um material nanocristalino (cristais na faixa dos nanômetros) com cerca de oito nanômetros de diâmetro para que a velocidade aumente de fato.

Segundo o artigo, o processo leva cerca de sete nanossegundos para acontecer, 40 vezes mais rápido do que é possível utilizando o LED convencional devido à possibilidade de modular uma emissão ótica com uma frequência de 491 megahertz e transmitir dados com uma taxa de 2 Gigabits por segundo.

Quando chega?

Continua depois da publicidade

Essa possibilidade ainda está na fase de pesquisas e vai demorar para vermos algo parecido circular pelo mercado. Mas se o projeto se desenvolver a internet será elevada a outro patamar.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.