Queria ser dono?

Warren Buffett fez proposta para comprar Bolsa de NY, mas foi derrotado

Nyse foi adquirida pela ICE, por US$ 8,2 bilhões, mas Buffett também realizou uma proposta para adquirir a empresa

SÃO PAULO – A principal bolsa de valores do mundo é a Nyse Euronext, sediada em Wall Street na cidade em Nova York. Comprada pela ICE (IntercontinentalExchange) por US$ 8,2 bilhões em dezembro, a Nyse também recebeu oferta para ser adquirida por Warren Buffett, quarto homem mais rico do mundo e dono da Berkshire Hathway. 

Ela se tornou referência em relação aos mercados de ações – e conta com papéis de todas as partes do mundo -, mas andou em baixa nos últimos anos, após a crise de 2008 diminuir o ritmo de expansão das bolsas ao redor do mundo. Até o nível de IPOs (Initial Public Offering) diminuiu: de um total de 3,6 mil entre 1990 e 1998, foram apenas 1,18 mil de 2001 a 2012. 

A compra de uma bolsa de ações por uma bolsa de opções trouxe pessimismo com o futuro do mercado acionário: houve quem declarasse a “morte das ações”. Além de Buffett e da vencedora ICE, a CME (Chicago Mercantile Exchange) também havia feito proposta para adquirir a Nyse na época, mas apenas seus negócios de derivativos. 

Mas a proposta de Warren Buffett sinaliza o contrário, já que é uma aposta que o mercado vai se recuperar, com volumes em alta novamente e uma maior quantidade de IPOs. A Berkshire Hathway é a principal holding de investimentos do mundo, e Buffett é considerado o maior investidor de bolsa da história, tendo feito fortuna nas últimas décadas comprando e vendendo ações no momento certo, sempre com um lema: “seja ambicioso quando os outros estão cautelosos, e seja cauteloso quando os outros estão ambiciosos”.