Publicidade
SÃO PAULO – Interrompendo uma seqüência de três quedas consecutivas, as principais bolsas norte-americanas encerraram com forte alta nesta terça-feira (5). Os investidores repercutiram positivamente a decisão de manutenção da taxa básica de juro por parte do BC dos EUA.
O Federal Reserve manteve a Fed Funds Rate em 2% ao ano, numa tentativa de dar sustentação à economia sem estimular mais a inflação. Desde meados de setembro, o Fed já reduziu a taxa em 3,25 pontos percentuais.
Em comunicado, o Fed revelou que espera que o ciclo de cortes efetuados no juro básico do país até abril deste ano, combinado a outras medidas que visam o aumento da liquidez no mercado, deva propiciar, ao longo do tempo, uma gradual recuperação do crescimento econômico.
Resultados corporativos em foco
Dando continuidade à temporada norte-americana de resultados, a Procter&Gamble divulgou seu balanço contábil do segundo trimestre. Entre abril e junho, a companhia reportou lucro líquido de US$ 3,02 bilhões, montante 33% superior ao apresentado no mesmo período do ano passado. Seus papéis fecharam com valorização de 3,27%.
Prevendo um resultado operacional favorável para a AIG (American International Group) – previsto para ser divulgado na próxima quarta-feira -, os analistas do UBS elevaram a recomendação dos ativos, de neutra para compra. Como resposta, as ações da maior seguradora do mundo dispararam 11,99%.
Serviços
Também na manhã desta terça-feira foi divulgado o ISM Services, índice que mede a atividade de serviços da economia norte-americana. O ISM Services registrou 49,5 pontos, acima do apurado no mês de junho (48,2 pontos) e também dos 48,7 pontos previstos pelo mercado.
Continua depois da publicidade
Petróleo
Quem também ajudou na valorização dos índices em Wall Street foi a queda na sessão do preço do barril de petróleo. Em Nova York, a commodity encerrou o dia com desvalorização de 2,36%, sendo negociada a US$ 118,55.
Acompanhe o fechamento em Wall Street
O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou em alta de 2,94% a 11.616 pontos, acumulando no ano forte baixa de 12,43%.
O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em valorização de 2,87% atingindo 1.285 pontos e caindo 12,50% no ano.
Por fim, o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou alta de 2,81% chegando a 2.350 pontos e acumulando no ano forte baixa de 11,40%.
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
Dow Jones | +2,94 |
11.616 | +2,90 |
-12,43 |
![]() |
![]() |
S&P 500 | +2,87 |
1.285 | +1,74 |
-12,50 |
![]() |
![]() |
Nasdaq | +2,81 |
2.350 | +4,65 |
-11,40 |
![]() |
![]() |
||||||

