Wall Street abre em baixa, com indicadores ruins e recuo de techs e bancos

CPI e produção industrial surpreendem negativamente mercado; ações de eBay, Yahoo!, Citigroup e BoA declinam

Publicidade

SÃO PAULO – As principais bolsas norte-americanas abrem em baixa nesta quarta-feira (15), em sessão marcada pela divulgação de balanços contábeis e indicadores de peso.

O Citigroup afirmou que o lucro líquido de sua unidade chinesa avançou 95% no último ano, creditando o crescimento dos empréstimos e de novos produtos no portfólio como justificativas para os números positivos. A despeito das novidades, os papéis do banco recuam 5,5%, assim como os do rival Bank of America, com perdas aproximadas de 5,5%.

Continuando a temporada de resultados operacionais nos EUA, a Intel revelou lucro líquido de US$ 647 milhões no último trimestre, queda de 55% frente ao montante do mesmo período do ano passado, ao passo que a fraca demanda por computadores dizimou seus rendimentos. Como reflexo, os papéis da tecnológica operavam há instantes com desvalorização de 4,5% em Wall Street.

Tecnológicas se reestruturam

Conforme matéria da agência Reuters, o Yahoo! planeja anunciar centenas de demissões na próxima terça-feira (22), no mesmo dia em que divulgará o resultado do primeiro trimestre. Especula-se que esta será o primeiro capítulo de cortes após Carol Bartz assumir o cargo de CEO (Chief Executive Officer), antes ocupado pelo co-fundador da empresa, Jerry Yang. Inseridas no cenário, os papéis recuam 0,5%.

Em tempos de remodelagem corporativa, o website eBay pretende abrir o capital da unidade Skype até o primeiro semestre de 2010, realizando o processo através de uma oferta pública de ações. Conforme o CEO (Chief Executive Officer) John Donahoe, a operação permitirá ao serviço de telefonia por VoIP (Voz sobre IP) explorar todo seu potencial de crescimento no mercado. As ações do eBay caem 0,5%.

Automóveis e indicadores

“Estamos preparados para abortar”. A afirmação é de Sergio Marchionne, CEO (Chief Executive Officer) da Fiat, e refere-se à possível desistência da italiana no aporte junto a Chrysler, dado que as negociações com os sindicatos da montadora de Detroit não têm sido muito bem sucedidas. Apesar da rival, as ações da General Motors avançam cerca de 3% no pregão.

Continua depois da publicidade

Por fim, a agenda econômica ganha corpo, através da trinca CPI (Consumer Price Index), Industrial Production e Empire Manufacturing. O primeiro, amplamente observado pelo Fed, registrou deflação de 0,1% em março e contrariou expectativas, enquanto o segundo revelou um recuo maior que o esperado na produção industrial no último mês. Já o último, responsável por avaliar a manufatura na região de Nova York, surpreendeu positivamente os analistas em abril, ao declinar num ritmo menos intenso do que o previsto.

Confira as cotações

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresenta desvalorização de 1,15% e atinge 1.607 pontos.

Já o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, abre em baixa de 0,59%, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, cai 0,54%.

Continua depois da publicidade


<!–No pregão de o índice fechou atingindo pontos,
o fechou a pontos e o
índice fechou chegando a pontos.


–>

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Dow Jones -0,54 7.878 +9,16 -10,24
S&P 500 -0,59 837 +10,96 -7,39
Nasdaq -1,15 1.607 +14,46 +1,90