Volta ao mundo

Do Super Bowl nos EUA aos idosos do Japão, veja o que foi notícia no mundo da economia e dos negócios

Rafael Brandimarti

Publicidade

EUA
#SUPERBOWLBLACKOUT
Um apagão no XLVII Super Bowl paralisou por 34 minutos a decisão do campeonato de futebol americano entre o San Francisco 49ers e o Baltimore Ravens. O jogo é o evento com a maior audiência dos EUA: cerca de 100 milhões de espectadores. O Baltimore Ravens se sagrou campeão, mas o blecaute dominou os comentários nas redes sociais.

BRASIL
EIKE NA LANTERNA
Não é de hoje que o bilionário Eike Batista acalenta o sonho de ser o homem mais rico do mundo. Mas em fevereiro o dono do grupo EBX viu seu objetivo se tornar algo cada vez mais improvável. Ex-número 7 na lista, o bilionário chegou a ficar de fora do ranking com as 100 pessoas mais ricas do planeta.

ARGENTINA
FISCAIS DA CRISTINA
Com um spread de até 20% entre a taxa de inflação oficial e a estimada por consultorias privadas, o governo argentino de Cristina Kirchner viu-se obrigado a congelar os preços nos supermercados por 60 dias; propagandas das redes de varejo também foram proibidas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

CARIBE
SEXO, DROGAS E UM VIZINHO MORTO
Lenda viva do Vale do Silício, John McAfee foi deportado da Guatemala após fugir de um inquérito policial no Belize sobre a morte brutal de um vizinho. Depois de vender suas propriedade nos EUA, McAfee, 67, foi viver numa fazenda no país caribenho com cinco mulheres. Hoje, seu paradeiro é incerto.

INGLATERRA
ADEUS, EUROPA
Às voltas com uma economia em crise e sem cartas na manga para as eleições de 2015, o premiê britânico, David Cameron, eriçou a Comunidade Europeia ao afirmar que pode convocar um plebiscito sobre a permanência do Reino Unido no bloco econômico. Foi capa da Economist, claro.

ITÁLIA
541 ANOS DE HISTÓRIA
Uma arriscada operação com derivativos com o Deutsche Bank e outra com o japonês Nomura podem levar à quebra do banco mais velho do mundo em atividade, o Monte dei Paschi di Siena. Fundado em 1472 na cidade italiana de Siena, a instituição recebeu recentemente um aporte de 3,9 bi de euros do governo italiano para não se tornar mais uma página na história.

Continua depois da publicidade

RÚSSIA
EXPATRIADOS
Milionário e polêmico, o ator francês Gérard Depardieu se tornou cidadão russo, com direito a aperto de mão de Vladimir Putin, para fugir da taxação de 75% sobre fortunas na França socialista de François Hollande. Nicolas Sarkozy e Carla Bruni podem ser os próximos a tentar a manobra.

JAPÃO
DECLARAÇÃO DESASTROSA
O novo ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, afirmou que os idosos do país deveriam “se apressar e morrer” para aliviar os gastos do governo com a saúde. Como era de se esperar, a declaração caiu como uma bomba e foi manchete nos principais jornais do país. Um quarto da população japonesa é formado por idosos.