Volátil, Ibovespa chega a operar no positivo antes de voltar a cair

Investidores avaliam as alternativas de política monetária no Brasil, na zona do euro e Reino Unido

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de abrir em campo positivo, a bolsa brasileira inverteu o rumo e passou a operar em queda no pregão desta quinta-feira (6) – ainda apresentando forte volatilidade, chegando a operar em alta antes de voltar a cair. Por volta de 14h05 (hora de Brasília), o Ibovespa registrava perdas de 0,16%, aos 57.588 pontos.

A principal referência da sessão até agora foi a manutenção dos juros na União Europeia, no patamar de 0,75% ao ano. Além disso, a autoridade alertou que buscará derrubar os rendimentos dos títulos soberanos com seu novo programa de compra de títulos – mas não fará isso com a Espanha até que um pedido formal seja realizado. O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, defendeu maior integração fiscal na zona do euro.

Por ora, os investidores avaliam a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que decidiu pela manutenção da Selic em 7,25% ao ano. Na minuta, o comitê repetiu que os juros devem permanecer no atual patamar por um “período suficientemente prolongado” de tempo. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na Inglaterra, o banco central informou que optou por deixar o juro britânico inalterado em 0,50% ao ano. O programa de 375 bilhões de libras em compra de ativos também não sofreu alterações. A decisão era amplamente esperada pelo mercado. 

Agenda econômica
Do lado econômico, IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) ficou em 0,25% em novembro, após deflação de 0,31% em outubro, de acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Na agenda norte-americana, destaque para o relatório semanal de pedidosde auxílio-desemprego nos EUA. Na Europa, atenção para dados sobre a indústria da Alemanha.