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SÃO PAULO – Durante a manhã desta quarta-feira (10), a Vivo Participações (VIVO4) deu início à temporada de resultados corporativos no setor de telecomunicações ao divulgar seu balanço do quarto trimestre de 2009. Os números relatados pela operadora de celulares, assim como as perspectivas sobre o desempenho de suas ações após a divulgação, foram estudados pelas equipes de Link Investimentos e Itaú Corretora.
Os analistas da Link destacaram no resultado da Vivo a receita líquida de serviços, cujo crescimento de 3,4% em comparação ao mesmo período de 2008 veio exatamente como eles projetavam. De acordo com a corretora, a queda significativa de 11% no ARPU (Average Revenue Per User, ou receita média por usuário) foi compensada pelo forte crescimento de 15,1% na base de assinantes, ambas as variações referentes aos últimos três meses de 2008.
Sobre o declínio na receita média por assinante, o time da Link afirmou que isso foi reflexo da estratégia de penetração da empresa no segmento de baixa renda da população, além do aumento da concorrência em mercados estratégicos, como São Paulo, onde a Oi ingressou recentemente. Ademais, a corretora também disse que espera ver no resultado da TIM uma redução da ARPU “ainda maior”, amenizando os efeitos negativos dessa queda sobre a Vivo.
Análise de Ações com Warren Buffett
Ações já precificam cenário, diz Link
Em relação ao lucro de R$ 222 milhões, os analistas afirmam que, apesar do número ter ficado em linha com o reportado no quarto trimestre do ano anterior, ele veio 6% acima do que eles previam. No entanto, mesmo em meio a esse cenário, a Link mantém-se cética diante do desempenho das ações VIVO4.
“Em resumo, bons fundamentos continuam dando o tom ao resultado da Vivo. Entendemos, no entanto, que este cenário já estaria precificado”, disseram os especialistas, que enxergam um potencial de valorização limitado no curto prazo.
Itaú: resultado abriu oportunidade de compra
Discordando com a Link no tocante ao desempenho acionário da Vivo, o analista da Itaú Corretora Valder Nogueira disse que os resultados da companhia foram excelentes e que as ações deverão reagir bem aos números divulgados, acreditando que “esta seja uma boa oportunidade de compra”.
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Nogueira destacou no balanço trimestral da empresa a minutagem por cliente, que aumentou 40% na passagem anual, indo para 119 minutos, “efeito de uma forte campanha para compra de recarga”. Essa evolução deverá se repetir nos próximos resultados, à medida que os clientes utilizem os prêmios das recargas, prevê o analista. A recomendação acima da média do mercado foi mantida para os ativos VIVO4.
Ações instáveis no pregão
Aproximando-se do fechamento do pregão, as ações da Vivo registram queda próxima de 1%, sendo cotadas a R$ 53,30. Contudo, durante a manhã, os papéis da companhia eram negociados em alta, com valorização que chegou a 2,4%, quando atingiu sua máxima no dia (R$ 55,17).