Vivara (VIVA3): lucro sobe 36,4% no 4º trimestre; Ebitda ajustado avança 39,3%

Em 2021, a Vivara dobrou seu lucro, chegando a R$ 298,490 milhões, 103,5% acima do acumulado em 2020, que foi de R$ 146,672 milhões.

Fernando Lopes

(Facebook/Vivara)

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A Vivara (VIVA3) divulgou o balanço do quarto trimestre de 2021 (4T21) com alta de 36,4% no lucro líquido, chegando a R$ 127,129 milhões, contra R$ 93,182 milhões do mesmo período de 2020.

No acumulado de 2021, a Vivara dobrou seu lucro, chegando a R$ 298,490 milhões, 103,5% acima do acumulado em 2020, que foi de R$ 146,672 milhões.

A margem líquida ganhou 2,9 pontos percentuais, para 23,1%, no trimestre; e mais 6,4 pp, em 2021, para 20,4%.

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Entretanto, o Ebitda ajustado ficou em R$ 135,820 milhões, queda de 1,1% se comparado com os R$ 137,369 milhões do mesmo período de 2020.

No acumulado de 2021, o Ebitda ajustado cresceu 39,3%, para R$ 301,390 milhões, enquanto em 2020 ficou em R$ 216,319 milhões.

A margem Ebitda ajustado caiu 5,1 pp no último trimestre de 2021, para 24,7%m enquanto a margem no ano ficou 0,1 pp abaixo, para 20,6%.

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Receitas do balanço da Vivara

A Vivara reportou ainda uma receita líquida 19,2% maior, para R$ 549,447 milhões. No acumulado de 2021, ata de 40,0%, para R$ 1,466 bilhão, contra R$ 1,047 bilhão acumulados em 2020.

No trimestre, a margem bruta foi temporariamente impactada pelo aumento do quadro de funcionários e maior volume de despesas gerais da fábrica, em razão do maior volume de internalização de produção e do aumento do volume orgânico de produção, explica a empresa. “É esperado que essa pressão seja reduzida nos próximos trimestres na medida em que a venda dos produtos produzidos internamente cresça gradualmente”.

As vendas em mesmas lojas (SSS), considerando a receita bruta líquida de devoluções, de lojas com 12 meses de operação, além de incluir as receitas de e-commerce e excluindo fechamento permanente de lojas, ficou em 11,5% maior no trimestre (contra 11,3% no 4T20), e 32,1% maior no acumulado do ano.

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A Vivara ainda reporta que nos últimos 12 meses ganhou 2,9 pp de market share ou 4,6 pp nos últimos 24 meses, encerrando 2021 com 16,0% de market share.

Expectativas da empresa

“Há cerca de um ano estávamos aqui celebrando resultados positivos em um período em que a capacidade de superação dessa companhia teve um papel fundamental para atravessar os desafios encontrados”, escreveu Paulo Kruglensky, CEO da Vivara, no relatório de administração que acompanha o balanço.

“Conseguimos crescer aceleradamente, abrindo o maior número de lojas que já inauguramos em nossa história e, ainda assim, conseguimos rentabilizar o nosso negócio”, acrescentou, destacando o avanço de 23,7% da receita se comparado com 2019, período pré-pandemia.

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“Expandimos o Lucro Líquido Recorrente em 95,8% comparado a 2020 e 32,3% em comparação a 2019, reflexo da resiliência de um time comprometido e engajado”, ressalta.

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