Visando melhorar balanço, FHA aumentará prêmio de seguro de hipotecas

Empresa quer gerenciar melhor os riscos de seus portfólio, elevando de 1,75% para 2,25% o prêmio cobrado dos mutuários

Publicidade

SÃO PAULO – A norte-americana FHA vai aumentar o prêmio de seguro de hipotecas, de forma a reduzir o risco de seu portfólio e enxugar sua folha de balanço, desfalcada devido ao aumento da inadimplência.

Segundo David Stevens, representante da instituição, a FHA irá aumentar de 1,75% para 2,25% o MIP (Mortgage Insurance Premium) adiantado. A instituição também pediu às autoridades reguladoras que autorizem uma elevação do prêmio máximo anual que pode ser cobrado dos mutuários.

Além disso, a FHA anunciou sua intenção de reduzir de 6% para 3% o limite permitido para as chamadas “seller concessions” (ou concessões do vendedor, em português), que são incentivos dados ao comprador e incluídos como adicionais ao preço do imóvel.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Intenção
O movimento é uma tentativa de conter a deterioração do balanço da FHA, que sofreu perdas durante a crise financeira. Esta é a segunda vez em dois anos que a companhia decide elevar o prêmio de seguro de hipotecas.

“Manter um equilíbrio entre o risco administrado, a continuidade do acesso ao crédito em comunidades não servidas e o suporte à recuperação econômica é criticamente importante”, justifica Stevens.