[VISAEMP] ABF anuncia vencedores do Prêmio ABF Destaque Franchising

Na categoria Franqueador do Ano, a rede Fisk, do segmento de Educação e Treinamento, levou o prêmio pela segunda vez

Publicidade

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) anunciou, ao final de abril, os ganhadores da 14ª edição do Prêmio ABF Destaque Franchising, que é conferido anualmente aos profissionais que mais se destacaram na prática do franchising.

Na categoria Franqueado, a vencedora é Joana Marta Arcoverde, da rede Kopenhagen, de Salvador-BA, que apresentou o case Chocolate Martin. Trata-se de uma bebida desenvolvida pela franqueada que, graças ao sucesso de vendas na capital baiana, fez com que a Kopenhagen decidisse expandir o produto para os 182 pontos da marca.

O Chocolate Martin veio para completar a linha de café, que é muito apreciada pelo público e aumenta o fluxo de pessoas nas lojas em, aproximadamente, 153%.

Continua depois da publicidade

Mais categorias

Já na categoria Franqueador do Ano, a rede Fisk, do segmento de Educação e Treinamento, levou o prêmio pela segunda vez.

Para o presidente da ABF, Artur Grynbaum, o evento demonstra a importância do setor, bem como sua contribuição para o País. No ano passado, o franchising movimentou R$ 46 bilhões. Segundo a associação, os motivos principais desse desempenho foram o momento econômico vivido pelo Brasil e o aumento significativo (de 18,2%) de empresas que ingressaram ou adotaram no ano passado o sistema de franquia como estratégia de expansão.

Para se ter uma idéia, o número de redes passou de 1.013, em 2006, para 1.197, em 2007, uma variação de 18,2%. Ao considerar os últimos dois anos, o aumento das marcas brasileiras foi superior a 23%.

Selo de Excelência em Franchising 2008

A ABF ainda anunciou a lista dos franqueadores chancelados com o Selo de Excelência em Franchising, referente a 2008. No total, foram certificadas 91 redes.

Este ano, houve um recorde de inscrições. Foram 101 empresas, o que equivale a um aumento de 14% no número de interessadas em conquistar a chancela. Também houve um crescimento de 21% no número de empresas que ganharam o selo ante 2007.

Selo é sinônimo de qualidade

O Selo de Excelência em Franchising significa o reconhecimento da qualidade e da excelência da empresa quanto à sua atuação como franqueadora.

Continua depois da publicidade

“Hoje, o reconhecimento do mercado pelo SEF extrapolou o mundo das franquias. Prêmios, instituições de pesquisas e financeiras utilizam o SEF como diferencial competitivo para as redes”, afirma Grynbaum.

A ABF contou com a empresa HMR (Horwath Market Research) para realizar a pesquisa entre as redes inscritas que desejavam obter a chancela. A consultoria entrou fez um levantamento detalhado sobre cada rede, avaliando, entre outros fatores, o relacionamento entre franqueador e franqueado.

“O resultado da pesquisa é uma ótima ferramenta de gestão e aprimoramento, que é entregue para as redes, para que possam direcionar suas estratégias e corrigir seus pontos falhos”, explica o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.

Continua depois da publicidade

Serviço:

Os vencedores do Prêmio ABF Destaque Franchising e as empresas que receberam o Selo de Excelência em Franchising podem ser encontrados no site da ABF: http://www.portaldofranchising.com.br/