Publicidade
O cartão do CPF é o documento que identifica e armazena as informações cadastrais da pessoa perante a Secretaria da Receita Federal (SRF). Segundo a lei, cada pessoa pode se inscrever no cadastro uma única vez e só pode possuir um número de inscrição.
Mesmo que esse número venha a ser cancelado, ao regularizar a sua situação, o contribuinte receberá o mesmo número de CPF e não um outro.
CPF suspenso
O contribuinte que tiver seu CPF suspenso, enquanto não regularizar a sua situação, não poderá abrir conta ou poupança em bancos, tomar empréstimos, participar de concursos públicos, tirar passaporte, receber aposentadoria oficial, assinar financiamento habitacional oficial ou receber eventual prêmio de loteria.
Quanto você pode economizar no IR?
Regularização
Se você teve seu CPF cancelado pela Receita Federal por estar em situação irregular, saiba que é possível regularizar sua situação o quanto antes. O fato do seu CPF ter sido cancelado não significa que ele também foi extinto.
Portanto, a qualquer momento, essa situação de irregularidade pode ser revista. Se mesmo cumprindo suas obrigações o seu CPF foi cancelado, então não há outra alternativa senão procurar a Receita Federal e pedir esclarecimentos.