Visa está se preparando para aceitar pagamentos só com reconhecimento facial

Ao prever evolução dos meios de pagamento, empresa investe em soluções digitais para se tornar uma plataforma de serviços

Agência O Globo

Cartões Visa. (Foto:  Andrew Harrer/ Bloomberg)
Cartões Visa. (Foto: Andrew Harrer/ Bloomberg)

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A Visa se prepara para um futuro em que o rosto ou a digital do consumidor bastem para concluir qualquer compra, afirma Leonardo Collado, vice-presidente sênior de Serviços de Valor Agregado para a América Latina e o Caribe. De acordo com o executivo, a empresa desenvolveu uma autenticação biométrica capaz de substituir o cartão por uma credencial digital segura, o Serviço Visa de Chaves de Pagamento (Passkeys).Agora, o foco será expandir essa tecnologia.

— Imagine um mundo onde exista uma credencial digital, armazenada com segurança. Tudo que você precisa fazer é aparecer com seu reconhecimento facial ou sua impressão digital. Assim, consegue comprar em qualquer lugar, a qualquer hora. Estamos preparando nossa rede para isso.

Ainda assim, Collado acredita que os meios tradicionais de pagamento não devem desaparecer.

Além dos pagamentos

A Visa apresentou recentemente uma nova plataforma, a Intelligent Commerce, que tem como meta preparar assistentes virtuais, como chatbots, para realizar transações comerciais completas. A ideia é permitir que o consumidor peça à IA, por exemplo, o planejamento de uma viagem e receba recomendações personalizadas baseadas em seu histórico de compras — com o pagamento já integrado. A nova plataforma conversa com o plano da Visa em se tornar uma empresa que vai além das transações financeiras.

— Queremos ser agnósticos, com serviços para atender todas as marcas. Não importa quais marcas, porque queremos que os clientes nos vejam como uma loja única: Visa como um serviço. Estamos preparando nossa rede para estarmos em qualquer lugar. Esse é o nosso conceito de ‘além dos pagamentos’. Vamos continuar focando em garantir que a Visa seja a melhor forma de pagar, mas vamos continuar adicionando novas capacidades à nossa rede.

Como parte desse movimento de ampliar seu papel no ecossistema financeiro, a Visa também vem apostando em aquisições e novas soluções que expandem sua atuação para além do pagamento em si. Em 2024, a empresa concluiu a compra da Pismo por US$ 1 bilhão, companhia que fornece uma plataforma de processamento “tudo em um” para bancos. A tecnologia permite gerenciar desde operações com cartões até serviços bancários completos, como contas correntes, poupança e concessão de crédito.

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Com a compra, bancos e fintechs clientes da Visa podem criar carteiras e cartões digitais com mais agilidade, além de usar dados de transações para melhorar a experiência dos seus usuários.

— Pense em quão poderoso é ter uma plataforma que permita ver o seu cliente onde quer que ele esteja gastando. Então, seja fazendo um pagamento de conta ou um saque em caixa eletrônico, você consegue acompanhar.

Outra ferramenta é o Click to Pay, lançado no ano passado em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). É uma forma de pagamento automático: no carrinho, o consumidor informa e-mail e endereço, faz a autenticação em duas etapas e conclui a compra sem precisar digitar os dados do cartão, que ficam armazenados com segurança.

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Um dos focos da empresa é escalar o sistema de Passkeys, que elimina a necessidade de senhas, substituindo-as por autenticação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial. A tecnologia é baseada no FIDO2, padrão de autenticação que armazena a credencial, ou chave de acesso, no dispositivo.

Diferentemente das senhas de uso único (OTPs), as chaves de acesso são resistentes a tentativas de phishing porque utilizam criptografia de chave pública, que funciona com um par de chaves — uma pública e outra privada — que garante a autenticação segura do usuário sem expor suas credenciais. Isso impede que as credenciais sejam interceptadas ou usadas de forma indevida por criminosos.

— Se eu tivesse que apostar, diria que 2026 será o ano em que veremos um crescimento maior do Click2Pay e do Passkeys.

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