[VISA] Carros flex: qual combustível é mais vantajoso, álcool ou gasolina?

A resposta requer um cálculo bem simples: basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina e ver a diferença

Patricia Alves

Publicidade

A entrada no mercado dos carros flex em 2003 ampliou o poder de escolha do consumidor, permitindo que ele migrasse da gasolina para o etanol, e vice-versa, conforme um ou outro combustível ficasse mais vantajoso para o bolso.

No entanto, mesmo com a crescente popularidade dos flex, muitos motoristas ainda desconhecem quando devem optar pelo etanol e pela gasolina quando chegam aos postos para abastecer.

Como fazer esse cálculo e comparar preço e rendimento do combustível?

Continua depois da publicidade

Calculadora na mão

A resposta requer um cálculo bem simples: basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for igual ou inferior a 0,7, compensa trocar o derivado de petróleo pelo de cana-de-açúcar. Se passar de 0,7, vale a pena usar a gasolina.

Esse cálculo reflete a diferença de desempenho entre um combustível e outro, ou seja, como o etanol exige 30% a mais do motor, para ser vantajoso, o preço dever ser 30% menor que o da gasolina.

Continua depois da publicidade

Exemplo prático

De acordo com levantamento mensal da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), em fevereiro deste ano, o preço médio do etanol praticado no Brasil era de R$ 1,982, enquanto que a gasolina custava, em média, R$ 2,734 no mesmo período.

Dividindo o preço do etanol pelo da gasolina, o resultado é: 0,72. Deste modo, conforme a regra de vantagem e desvantagem, conclui-se que, para o período analisado, a gasolina era mais vantajosa para o bolso do consumidor.

Publicidade

Alguns fatores aumentam consumo, mas não tiram vantagem

Essa vantagem, segundo especialistas, é uma média que se aplica a todos os veículos, seja qual for o modelo – se 1.0 ou 2.0, por exemplo. Também não sofre influência de outros fatores, como o uso do ar-condicionado ou o fato de o carro ser muito pesado, percorrer sempre trechos de serra ou ainda ficar parado no trânsito.

O motorista, no entanto, precisa sempre ficar atento ao consumo do carro, para assim saber se precisa economizar mais com o abastecimento.

Continua depois da publicidade

Links úteis

ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)