[VISA] Carros flex: qual combustível é mais vantajoso, álcool ou gasolina?

A resposta requer um cálculo bem simples: basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina e ver a diferença

Patricia Alves

Publicidade

A entrada no mercado dos carros flex em 2003 ampliou o poder de escolha do consumidor, permitindo que ele migrasse da gasolina para o etanol, e vice-versa, conforme um ou outro combustível ficasse mais vantajoso para o bolso.

No entanto, mesmo com a crescente popularidade dos flex, muitos motoristas ainda desconhecem quando devem optar pelo etanol e pela gasolina quando chegam aos postos para abastecer.

Como fazer esse cálculo e comparar preço e rendimento do combustível?

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Calculadora na mão

A resposta requer um cálculo bem simples: basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for igual ou inferior a 0,7, compensa trocar o derivado de petróleo pelo de cana-de-açúcar. Se passar de 0,7, vale a pena usar a gasolina.

Esse cálculo reflete a diferença de desempenho entre um combustível e outro, ou seja, como o etanol exige 30% a mais do motor, para ser vantajoso, o preço dever ser 30% menor que o da gasolina.

Continua depois da publicidade

Exemplo prático

De acordo com levantamento mensal da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), em fevereiro deste ano, o preço médio do etanol praticado no Brasil era de R$ 1,982, enquanto que a gasolina custava, em média, R$ 2,734 no mesmo período.

Dividindo o preço do etanol pelo da gasolina, o resultado é: 0,72. Deste modo, conforme a regra de vantagem e desvantagem, conclui-se que, para o período analisado, a gasolina era mais vantajosa para o bolso do consumidor.

Alguns fatores aumentam consumo, mas não tiram vantagem

Essa vantagem, segundo especialistas, é uma média que se aplica a todos os veículos, seja qual for o modelo – se 1.0 ou 2.0, por exemplo. Também não sofre influência de outros fatores, como o uso do ar-condicionado ou o fato de o carro ser muito pesado, percorrer sempre trechos de serra ou ainda ficar parado no trânsito.

O motorista, no entanto, precisa sempre ficar atento ao consumo do carro, para assim saber se precisa economizar mais com o abastecimento.

Links úteis

ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)