Visa aposta forte no varejo em parceria com a Credz

Cartões Credz Visa serão internacionais e já chegam com tecnologia contactless

Paula Zogbi

Bandeira Visa

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SÃO PAULO – A Visa e a Credz anunciaram nesta quarta-feira (26) uma parceria para fortalecer presença no mercado de cartões de crédito personalizáveis (private label) a varejistas de médio porte – principalmente aquelas com faturamento entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão. A segmentação é foi criada para que não haja disputa com bancos pelas grandes varejistas. 

Segundo as empresas, a intenção é participar de uma fatia de 96% do mercado brasileiro que ainda utiliza dinheiro físico em transações financeiras –  especificamente no varejo, 50% das compras são feitas em papel-moeda. É um novo esforço da Visa para chegar aos chamados “desbancarizados”. Dentro dessa base, que sempre foi o foco da Credz, há um “oceano azul pela frente”, diz Fernando Teles, presidente da Visa, sobre o otimismo nesta frente.

Fundada em 2011, a Credz iniciou seus negócios como uma startup cujo intuito era quebrar o monopólio das bandeiras de cartão de crédito no Brasil através da criação dos cartões personalizados a médias varejistas. Após um ano de incubação, a empresa vem dobrando de tamanho anualmente desde 2012, mas ainda possui uma fatia limitada a 0,15% do mercado de crédito a pessoa física no Brasil, segundo o presidente José Renato Borges.

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Para as varejistas parceiras (atualmente 48), a Credz oferece cartões private label com intuito de atender às necessidades específicas deste mercado: incrementar vendas, via crédito; atrair e fidelizar clientes com ações promocionais e divulgação da marca; e atender o chão de fábrica. A Credz possui um CRM que facilita a identificação de hábitos de consumo dos portadores dos cartões, por exemplo, para facilitar ofertas personalizadas pelas lojas. 

O que muda

A partir da parceria, os cartões Credz que já estão no mercado paulatinamente passarão a se tornar Credz Visa sem mudança alguma nas taxas e anuidades. Dada a movimentação mais forte do varejo no final do ano, este movimento de troca de bandeira será intensificado a partir do início de 2019.

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Isso significa, por exemplo, associar o crédito da Credz a e-commerces, apps de transporte e toda a rede de aceitação da Visa – consideravelmente superior à que já era atendida pela startup. O produto também passa a ser internacional e oferecer a opção de cartão virtual e o pagamento via aproximação.

Benefícios Visa como condições especiais para seguros, promoções, sorteios e outros programas relacionados à bandeira, serão aplicados também aos cartões Credz Visa. Telles, estão em andamento conversas no sentido de utilizar a rede Visa também no transporte público, como uma espécie de bilhete único.

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Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney