Visa aposta forte no varejo em parceria com a Credz

Cartões Credz Visa serão internacionais e já chegam com tecnologia contactless

Paula Zogbi

Bandeira Visa

Publicidade

SÃO PAULO – A Visa e a Credz anunciaram nesta quarta-feira (26) uma parceria para fortalecer presença no mercado de cartões de crédito personalizáveis (private label) a varejistas de médio porte – principalmente aquelas com faturamento entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão. A segmentação é foi criada para que não haja disputa com bancos pelas grandes varejistas. 

Segundo as empresas, a intenção é participar de uma fatia de 96% do mercado brasileiro que ainda utiliza dinheiro físico em transações financeiras –  especificamente no varejo, 50% das compras são feitas em papel-moeda. É um novo esforço da Visa para chegar aos chamados “desbancarizados”. Dentro dessa base, que sempre foi o foco da Credz, há um “oceano azul pela frente”, diz Fernando Teles, presidente da Visa, sobre o otimismo nesta frente.

Fundada em 2011, a Credz iniciou seus negócios como uma startup cujo intuito era quebrar o monopólio das bandeiras de cartão de crédito no Brasil através da criação dos cartões personalizados a médias varejistas. Após um ano de incubação, a empresa vem dobrando de tamanho anualmente desde 2012, mas ainda possui uma fatia limitada a 0,15% do mercado de crédito a pessoa física no Brasil, segundo o presidente José Renato Borges.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para as varejistas parceiras (atualmente 48), a Credz oferece cartões private label com intuito de atender às necessidades específicas deste mercado: incrementar vendas, via crédito; atrair e fidelizar clientes com ações promocionais e divulgação da marca; e atender o chão de fábrica. A Credz possui um CRM que facilita a identificação de hábitos de consumo dos portadores dos cartões, por exemplo, para facilitar ofertas personalizadas pelas lojas. 

O que muda

A partir da parceria, os cartões Credz que já estão no mercado paulatinamente passarão a se tornar Credz Visa sem mudança alguma nas taxas e anuidades. Dada a movimentação mais forte do varejo no final do ano, este movimento de troca de bandeira será intensificado a partir do início de 2019.

Continua depois da publicidade

Isso significa, por exemplo, associar o crédito da Credz a e-commerces, apps de transporte e toda a rede de aceitação da Visa – consideravelmente superior à que já era atendida pela startup. O produto também passa a ser internacional e oferecer a opção de cartão virtual e o pagamento via aproximação.

Benefícios Visa como condições especiais para seguros, promoções, sorteios e outros programas relacionados à bandeira, serão aplicados também aos cartões Credz Visa. Telles, estão em andamento conversas no sentido de utilizar a rede Visa também no transporte público, como uma espécie de bilhete único.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney