Vibra (VBBR3) compra 50% da ZEG Biogás e prevê até R$ 412 milhões para novos projetos

ZEG Biogás e Energia é dedicada a soluções de biogás e biometano para substituição do uso do gás natural e outros combustíveis fósseis

Equipe InfoMoney

Vibra (Foto: Divulgação)

Publicidade

A Vibra Energia (VBBR3) anunciou nesta segunda-feira que assinou um contrato para aquisição de 50% do capital social da ZEG Biogás e Energia, empresa dedicada a soluções de biogás e biometano para substituição do uso do gás natural convencional e outros combustíveis fósseis, como óleo diesel e GLP.

A operação envolve um aporte primário de 30 milhões de reais, no fechamento da operação, e uma parcela secundária de 129,5 milhões de reais, segundo comunicado.

A companhia também disse que se comprometeu com aporte de até 412 milhões no negócio nos próximos anos para execução de novos projetos de biogás e biometano, dos quais 206 milhões de reais seriam referentes à participação de 50% da Vibra e os outros 206 milhões de reais seriam aportados em nome dos demais sócios.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A operação complementa a plataforma de produtos e serviços renováveis da Vibra, reforçando a posição de relevância da Companhia no processo de transição e descarbonização da matriz energética brasileira, por meio da ampliação da oferta de energia mais limpa, renovável e sustentável”, disse a Vibra.

A ZEG Biogás tem potencial de atingir produção de mais de 2 milhões de metros cúbicos por dia em até cinco anos.

Ainda segundo comunicado, a Vibra negociou opções de compras futuras do capital da ZEG Biogás, a valor de mercado. Na primeira opção, a Vibra pode ser titular de 70% do capital social da empresa e, na segunda, ser titular da integralidade das ações.

Continua depois da publicidade

A efetiva conclusão da operação estará sujeita a determinadas condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Para a Eleven, com a aquisição, a Vibra dá mais um passo na transição e descarbonização.

A compra “reforça a plataforma de produtos e serviços renováveis da Vibra, em linha com a estratégia de transição e descarbonização da matriz energética brasileira, por meio da ampliação da oferta de energia mais limpa, renovável e sustentável”. A recomendação é de compra de VBBR3, com preço-alvo de R$ 36,00.

O Credit Suisse aponta a compra como marginalmente positiva. O movimento permite outra via de crescimento renovável para a companhia.

(com Reuters)

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.