Viacom chega a acordo com Time Warner Cable sobre transmissão de canais

Companhia permitirá à operadora de televisão a cabo transmitir seus canais; demissões na Viacom em cerca de 7% do total

Publicidade

SÃO PAULO – Após entraves tributários, a Viacom continuará permitindo que a Time Warner Cable transmita os canais MTV, Nickelodeon e Comedy Central, ao passo que ambas companhias chegaram a um consenso quanto à distribuição das faixas de freqüência.

De um lado, a Viacom procurava elevar as taxas cobradas da Time Warner Cable, visando compensar o declínio de 3% nas vendas de publicidade, apresentado no terceiro trimestre do ano passado. Por outro, a segunda companhia objetivava manter seus rendimentos, ao passo que mais taxas significam maiores dispêndios.

Demissões preocupam

Na batalha de interesses, “temos um acordo em princípio com a Time Warner Cable”, afirmou Kelly McAndrew, porta-voz da Viacom. Tal início das negociações pode ser explicado parcialmente pela situação critica por qual passam as finanças da companhia, ao passo que a Viacom já anunciou 850 demissões do último mês de dezembro, o que equivale a cerca de 7% da sua força de trabalho.

Continua depois da publicidade

Por fim, ênfase para o principal responsável pelo estopim deste entrave: Sumner Redstone, acionista majoritário da Viacon. Após ver as ações da companhia e de seu outro investimento, o grupo CBS, caírem fortemente do decorrer de 2008, o executivo buscou maiores rendimentos para suas controladas, explanando a batalha televisiva.