Verão deve trazer chuvas intensas para o Sul do País

El Niño continua a influenciar o clima nos próximos meses.

Datagro

Publicidade

Com o início do verão ontem (22), a estimativa é de que o El Niño continue a influenciar o clima nos próximos meses. De acordo com as informações da Somar Meteorologia, a expectativa é de chuva forte e acima da média entre a região Sul, especialmente no oeste de Santa Catarina e do Paraná, além de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

“Para o Sudeste, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Amazonas, Roraima e Acre, espera-se chuva próxima da média, mas com distribuição irregular por causa da formação de alguns bloqueios atmosféricos, que impedem o avanço de frentes frias para algumas áreas do país”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Em Mato Grosso, Amapá, Pará, Tocantins e em algumas áreas do Nordeste, a chuva vai ficar abaixo da média durante o verão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além da intensidade das chuvas, o calor deve ser maior neste verão. “Diferentemente da primavera que foi mais fria no Sul e na costa do Sudeste, os bloqueios atmosféricos devem gerar períodos de calor razoavelmente prolongados até o mês de fevereiro”, diz Oliveira.

As maiores temperaturas durante a estação são esperadas para Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Ceará e boa parte da região Norte. E nas regiões Sul e Sudeste, os períodos de calor serão maiores do que os registrados na primavera, mas com o avanço de algumas frentes frias a temperatura deve ficar próxima da média climatológica para o período.