Venezuela indexa salário mínimo à criptomoeda nacional Petro

A criptomoeda venezuelana é criada na blockchain Dash e várias características de uma CBDC.

CoinDesk

Publicidade

A Venezuela irá atrelar 50% do salário mínimo do país à criptomoeda nacional Petro (PTR), segundo reportagem de hoje da Bloomberg. O presidente venezuelano Nicolás Maduro também anunciou um aumento de 18 vezes do salário mínimo, para 126 bolívares (cerca de R$ 145).

O Petro é desenvolvido na blockchain Dash (DASH) e é emitido pelo governo. O ativo, portanto, traz mais características de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) do que de uma criptomoeda.

Não se sabe muito sobre o Petro, visto que seu explorador de blockchain não pode ser acessado publicamente. Em consulta à ferramenta Wayback Machine, é possível conferir algumas informações do explorador de abril de 2020, mas, desde então, o link oficial leva para uma página em branco.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em teoria, é possível comprar Petro com Bitcoin (BTC) e Litecoin (LTC) no banco central da Venezuela e em exchanges locais, mas o preço da criptomoeda nesses lugares varia muito.

Segundo relatos, a maioria dos venezuelanos usa o Petro mais por necessidade do que por escolha. Os pagamentos de pensões, por exemplo, são feitos na criptomoeda.

Para residentes dos Estados Unidos, é ilegal possuir ou negociar Petro por conta de sanções impostas pelo governo Trump.

Continua depois da publicidade

Até o fechamento da matéria, o governo da Venezuela não havia respondido ao pedido de comentário feito pelo CoinDesk.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receba a Newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil