Varejo

Vendas nos supermercados sobem 3,91% em agosto

Alta ocorreu em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado; já o volume de vendas apresenta variação negativa de 0,1%

Homem empurrando carrinho de compras no supermercado
Compras no supermercado

São Paulo – As vendas nos supermercados apresentaram alta de 3,91% em agosto, frente ao mesmo período do ano anterior. Já na comparação com o mês imediatamente anterior, uma alta de 1,71% pode ser observada. Os dados foram divulgados hoje (27) pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e fazem parte do Índice Nacional de Vendas da Associação.

“O resultado de vendas apurado em agosto reforça nossa estimativa de crescimento acumulado para o ano de 2012 na ordem de 5%. A queda do desemprego e o aumento da massa salarial, bem como a recuperação do setor industrial do País, indicam boas perspectivas para o restante do ano”, avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Acumulado e valores nominais
Considerando o período de janeiro a agosto deste ano, as vendas do setor supermercadista alcançaram alta de 5,57% na comparação com igual período de 2011.

Já em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 9,40% em agosto passado em relação a agosto de 2011 e de 2,12% sobre julho deste ano. Neste caso, o acumulado nominal dos primeiros oito meses de 2012 chega a 11,22%, se comparado ao mesmo período do ano passado.