Publicidade
Acaba de ser divulgado pelo Departamento de Comércio dos EUA, o Retail Sales, índice que mede as vendas totais do varejo norte-americano. O indicador referente ao mês de fevereiro apresentou variação negativa de 0,2%, abaixo do aumento de 0,3% esperado pelo mercado. Em janeiro, o Retail Sales revisado foi de 0,7%.
As vendas de bens duráveis não sofreram variação no período, e dentro deste setor, as vendas de materiais de construção cresceram 1,6% relativamente a janeiro. Por outro lado, as vendas de bens não-duráveis apresentaram queda de 0,3%, destacando-se o item alimentação, cujas vendas caíram 1,5%.
A forte revisão dos números referentes a janeiro reduziu substancialmente o impacto da desaceleração ocorrida em fevereiro e explica boa parte da diferença entre o número do mês de fevereiro e a expectativa inicial dos analistas. Desta forma, o impacto deste anúncio foi relativamente neutro ao mercado.
O Retail Sales é um relatório que mede as vendas totais diretas ao consumidor. Um aumento da receita pode ser um indício de aquecimento na economia, assim como uma diminuição pode indicar um desaquecimento.