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Novos iPads fazem vendas da Apple superar expectativas

A receita e o lucro representaram um recorde para um trimestre de junho, embora a China tenha permanecido um ponto fraco

Bloomberg

Loja da Apple. 22/09/2023. (Foto: Bloomberg)
Loja da Apple. 22/09/2023. (Foto: Bloomberg)

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A Apple (AAPL) registrou crescimento de receita no último trimestre e superou as estimativas dos analistas, indicando que iPads atualizados e um forte negócio da divisão de serviços ajudaram a compensar os ventos contrários na China.

As vendas subiram 5%, para US$ 85,8 bilhões no terceiro trimestre fiscal, encerrado em 29 de junho, disse a fabricante do iPhone em comunicado na quinta-feira (1). Os analistas previam US$ 84,5 bilhões em média. Três meses atrás, o diretor financeiro Luca Maestri disse que a empresa cresceria em uma porcentagem na casa de um dígito durante o período.

Os resultados otimistas trazem um impulso para a empresa antes do próximo lançamento do iPhone em setembro. O titã da tecnologia está contando com um novo conjunto de recursos de IA – apelidado de Apple Intelligence – para ajudar a estimular a demanda por seus dispositivos mais recentes.

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As ações foram pouco alteradas no final do pregão após o relatório de ganhos. Elas subiram 13% este ano até o fechamento, impulsionados pela esperança dos investidores de que a nova tecnologia de inteligência artificial ajude a impulsionar as vendas.

Os ganhos totalizaram US$ 1,40 por ação no período, superando os US$ 1,35 estimados pelos analistas. O terceiro trimestre é tipicamente um dos mais lentos da Apple, próximo de um momento em que muitos clientes estão esperando o próximo iPhone chegar no outono.

A receita e o lucro representaram um recorde para um trimestre de junho, embora a China tenha permanecido um ponto fraco. As vendas dessa região caíram 6,5%, para US$ 14,7 bilhões, abaixo dos US$ 15,3 bilhões previstos pelos analistas.

As vendas do principal produto da Apple, o iPhone, chegaram a US$ 39,3 bilhões.

Embora o número tenha caído ligeiramente em relação ao ano anterior, superou as expectativas de Wall Street. Três meses atrás, a empresa se recusou a prever a receita do iPhone para o período de junho – um sinal de que ainda não tinha certeza sobre o instável mercado de smartphones.

O negócio de iPad da Apple se beneficiou do tão esperado lançamento de novos modelos. A empresa introduziu grandes atualizações em maio, após um período lento para a linha de tablets. Os novos produtos incluíam um iPad Pro mais caro com um chip M4, bem como uma versão mais rápida do iPad Air, com uma opção de tela maior.

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A empresa com sede em Cupertino, Califórnia, registrou US$ 7,16 bilhões em receita da categoria, um aumento de 24%. Isso superou a estimativa de US$ 6,6 bilhões. A Apple disse anteriormente que esperava que o iPad crescesse em uma porcentagem na casa dos dois dígitos durante o período de junho – algo que conseguiu facilmente. Por vários meses, alguns clientes e escolas estavam esperando as compras do iPad na expectativa dos novos modelos.

Além do novo iPad Pro e iPad Air, a Apple está trabalhando em versões de seu iPad básico e iPad mini com processadores mais rápidos. Isso pode estimular atualizações adicionais quando forem lançadas nos próximos meses.

A empresa também revelou o Apple Intelligence no último trimestre, exibindo os novos recursos de IA em sua conferência de desenvolvedores em junho. Mas a tecnologia – destinada ao iPhone, iPad e Mac – não deve ser lançada para os clientes até outubro. A Apple também ainda não explicou como planeja gerar receita com os recursos, além de estimular a demanda por dispositivos compatíveis.

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“Estamos ansiosos para compartilhar essas ferramentas com nossos usuários e continuamos a investir significativamente nas inovações que enriquecerão a vida de nossos clientes”, disse o CEO Tim Cook no comunicado.

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