Veja quais foram os verdadeiros efeitos da EIP-1559 no Ethereum

Listamos quatro dos principais problemas que a atualização visava consertar

CoinDesk

Publicidade

Olhando para trás para o hard fork London, atualização do Ethereum (ETH) feita em agosto do ano passado, é fácil focar nos milhões de Ether queimados por meio de taxas de transação. Embora seja importante, apenas olhar para o mecanismo de queima seria uma visão limitada e excessivamente focada apenas nos números.

Então, qual foi a motivação para a Proposta de Melhoria do Ethereum 1559 (EIP-1559, na sigla em inglês) ser implantada? E após quatro meses, que impactos reais vimos? Abaixo listamos quatro dos principais problemas que a atualização visava consertar:

Incompatibilidade entre a volatilidade e o custo das taxas de transação

Um relatório da Coinbase destaca os efeitos do upgrade vistos durante a operação. A exchange observou que atualmente está economizando 27 ETH por dia em reembolsos do “base fee” (algoritmo que determina o preço pago pelas transações). Ao comparar as transações feitas antes da atualização com as realizadas após a EIP-1559, a Coinbase diz economizar 9% por transação usando o novo formato.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Atrasos desnecessários para os usuários

Outra melhoria notável após o EIP-1559 foi o tempo de transmissão para confirmação registrado pela Coinbase nas transações. Enquanto economizava no gas (unidade de medida usada para o pagamento das operações realizadas na plataforma Ethereum), a Coinbase também viu que, em média, as transações são confirmadas 11 segundos mais rápidas do que antes do hard fork London. O tempo para minerar um bloco no Ethereum normalmente leva 13 segundos, então a atualização acelera a confirmação em 0,7 blocos.

Ineficiências dos “leilões de preço” do Ethereum

Por outro lado, a Galaxy Digital, em uma análise sobre o EIP-1559, apontou problemas com o gas limit (limite que define um teto de quantas operações podem ser incluídas em um bloco) e uma possível “manipulação” do algoritmo que ajusta as taxas da rede. (Com a atualização do Ethereum, o processo de definir os valores das taxas foi modificado. Antes havia um “sistema de leilão”, e quanto maior o valor oferecido ao minerador, maior a probabilidade de ele incluir a transação em um bloco. Agora há um algoritmo).

Enquanto os desenvolvedores do Ethereum aumentaram o limite de gas com a esperança de que os blocos encontrassem um equilíbrio em torno de 15 milhões de gas, a realidade tem sido bem diferente, e a maioria dos blocos estão completamente lotados com 30 milhões de gas. Gas limits altos e blocos cheios deformam a mineração e os nós (computadores que rodam o software do Ethereum) podem ter impactos negativos na descentralização de uma rede.

Continua depois da publicidade

Por fim, usuários experientes em tecnologia e bots (plataformas automatizadas de negociação) foram capazes de olhar para a mempool, local onde todas as transações Ethereum pendentes estão esperando para serem processadas, e ver se a taxa básica aumentará ou diminuirá no próximo bloco. Com essas informações, os bots são capazes de enviar transações dentro dos blocos mais baratos, e essencialmente manipular o algoritmo.

Sem recompensa

O mecanismo de queima embutido no EIP-1559 ajuda a resolver um problema de validação de longo prazo inerente às blockchains. Bloquear recompensas eternamente incentiva mineradores e validadores a trazer segurança, mas a inflação associada é prejudicial para o token nativo da rede. Para resolver esse dilema, o EIP-1559 queima taxas de transação para neutralizar a inflação de recompensas em bloco.

Visão geral

A seguir está uma visão geral da atividade na “Beacon Chain” (blockchain paralela que roda ao lado da rede principal do Ether até a atualização ser finalizada) do Ethereum 2.0, feita durante a semana passada.

Saúde da rede
Taxa de participação na rede
Alcance semanal
99,2% – 99,4%
Total de ETH depositado
8.912.434 ETH
US$ 34,25 bilhões
Número de validadores
274.818 ativos (+0,7%)
82 pendentes (+30)
Porcentagem da quantidade total de ETH depositado
7,55%
*Informações de 4 de janeiro, com dados da Beaconcha.in e Etherscan

Validação

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil