Varejo nos EUA deve ter desempenho mais fraco desde Natal de 2008

As vendas relacionadas às festas de fim de ano cresceram 0,7% no país entre 28 de outubro e 24 de dezembro, ante aumento de 2% em 2011

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A medida em que a temporada de fim de ano termina, varejistas nos Estados Unidos esperam que as vendas após o Natal possam ajudar a salvar o pior desempenho já registrado pelo setor desde 2008, mostraram dados preliminares.

As vendas relacionadas às festas de fim de ano cresceram 0,7 por cento nos EUA entre 28 de outubro e 24 de dezembro, ante aumento de 2 por cento no ano passado, de acordo com informações da MasterCard Advisors SpendingPulse.

A estimativa preliminar da SpendingPulse está em linha com outras projeções que mostram fraco crescimento durante a temporada de festas de fim de ano, quando varejistas conseguem registrar cerca de 30 por cento das vendas anuais e, em muitos casos, metade de seus lucros.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A empresa de pesquisas ShopperTrak disse na semana passada que esperava um aumento de 2,5 por cento, e não mais de 3,3 por cento. E na terça-feira o the International Council of Shopping Centers e o Goldman Sachs Weekly Chain Store Sales Index disseram que as vendas subiriam apenas 0,7 por cento na semana terminada no sábado.

Se o crescimento inferior a 1 por cento for confirmado, será a pior temporada de vendas de fim de ano nos EUA desde 2008, durante a última recessão.

Além de condições climáticas desfavoráveis às vendas, alguns analistas disseram que os consumidores podem ter reduzido os gastos diante de preocupações sobre se o governo norte-americano chegará a um acordo para evitar o “abismo fiscal”, aumentos de impostos e cortes de orçamento que terão efeito no próximo ano.

Tópicos relacionados