Vale (VALE3) firma acordo com siderúrgica alemã para produção do aço carbono-neutro

Segundo a mineradora, a iniciativa contribui para alcançar seu compromisso de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035.

Felipe Moreira

Logo da Vale (Foto: Divulgação)

Publicidade

A Vale (VALE3) e a siderúrgica alemã Stahl-Holding-Saar GmbH & Co. KGaA (SHS) assinaram um memorando de entendimento para buscar soluções focadas no processo de produção do aço carbono-neutro.

“Vale e SHS pretendem estudar e explorar, em conjunto, dentre outras iniciativas, (a) a utilização do briquete verde de minério de ferro da Vale e pelotas de redução direta na siderurgia; (b) uma planta de briquete localizada próxima às das instalações da SHS; e (c) a tecnologia da Tecnored.”

Segundo a mineradora, a iniciativa contribui para alcançar seu compromisso de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde 2021, a Vale engajou com aproximadamente 30 clientes siderurgistas, representando aproximadamente 50% das emissões de Escopo 3 da empresa.

Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção a mineração sustentável.

A Stahl-Holding-Saar é uma holding de gestão operacional ativa com duas companhias siderúrgicas em Saarland, Dillinger e Saarstahl.

Continua depois da publicidade

As empresas estão prontas para moldar a transição para a uma produção verde. A produção de aço verde está programada para iniciar em Saarland em 2027.

A nova rota de produção incluirá um forno elétrico a arco (EAF) na planta de Völklingen e um forno elétrico a arco e uma planta de redução direta (DRI) para a produção de ferro-esponja na planta de Dillinger, além da rota de alto forno estabelecida.