Mineração

Vale (VALE3) faz acordo com produtora chinesa de aço para reduzir emissão de carbono

Mineradora busca reduzir, paulatinamente, emissões e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris

SÃO PAULO – A Vale (VALE3) assinou um Memorando de Entendimento com a Jiangsu Shagang Group Co, em que ambas concordaram em buscar oportunidades para desenvolver soluções para a siderurgia focadas na redução das emissões de CO2.

Segundo o comunicado, as empresas pretendem desenvolver estudos de viabilidade econômica para a utilização de produtos de menor impacto de carbono no processo de fabricação do aço, como produtos de minério de ferro de alta qualidade, bem como cooperação em plantas Tecnored.

“Esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção à mineração de baixo”, informou a empresa.

A Tecnored é uma subsidiária da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferrogusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia, como biomassa e gás de síntese, que emitem menos CO2que os processos tradicionais de produção de ferro gusa, como o carvão e coque.

Já a Jiangsu Shagang é uma produtora de aço chinesa e fornecedora de serviços, que exporta para mais de 100 países. Atualmente, a Jiangsu Shagang possui cinco sites de produção, que estão localizados principalmente nas províncias de Jiangsu, Liaoning e Henan.

Curso inédito “Os 7 Segredos da Prosperidade” reúne ensinamentos de qualidade de vida e saúde financeira. Faça sua pré-inscrição gratuita.