Vale (VALE3) anuncia novo desenho do Comitê Executivo; Luciano Siani deixará mineradora

Vice-Presidência Executiva de Estratégia e Transformação de Negócios é extinta e Siani deixa a empresa em janeiro de 2023

Felipe Moreira

Publicidade

A mineradora Vale (VALE3) aprovou nesta quinta-feira (22) novo desenho do Comitê Executivo, visando se adequar as mudanças estratégicas realizadas nos últimos anos. A companhia simplificou substancialmente seu portfólio, com foco exclusivo em negócios e geografias nos quais tem vantagens competitivas evidentes, informou.

A Vice-Presidência Executiva de Soluções de Minério de Ferro, sob a liderança de Marcello Spinelli, é criada para acelerar o desenvolvimento de produtos e de soluções inovadoras em minério de ferro e o aperfeiçoamento da estratégia de marketing do portfólio.

Para acelerar a implementação do modelo de gestão Vale no negócio de Minério de Ferro, é criada a Vice-Presidência Executiva de Operações, sob a liderança de Carlos Medeiros. Com a gestão das operações de mineração, pelotização e logística, a área irá aprofundar a padronização de processos e promover mais segurança, estabilidade operacional, flexibilidade e eficiência crescentes para a produção da Vale.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já Vice-Presidência Executiva de Projetos, sob a liderança de Alexandre Pereira, foi criada exclusivamente para implementação de projetos-chave ao plano estratégico da Vale.

Para reforçar a segunda linha de defesa e o modelo de gestão de riscos da mineradora, além de seguir impulsionando a jornada de excelência técnica, é criada a Vice-Presidência Executiva Técnica. A área incorpora as atribuições da atual Vice-Presidência Executiva de Segurança e Excelência Operacional e recebe atribuições adicionais, como exploração mineral e inovação operacional, aumentando a concentração de competências técnicas. Rafael Bittar, atual Diretor de Geotecnia, assume a posição.

Nesse contexto, a Vice-Presidência Executiva de Estratégia e Transformação de Negócios é extinta e Luciano Siani Pires deixa a mineradora em janeiro de 2023 após mais de 14 anos na companhia. “Atuando na Vale desde 2008, com diferentes desafios em múltiplas áreas, incluindo a posição de Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores (2012-2021), Luciano foi responsável pelo desenho da estratégia da Vale para os próximos 20 anos”, afirmou a empresa.

Continua depois da publicidade

“Além dessas alterações estruturais, outros ajustes de responsabilidade do Comitê Executivo foram aprovados”, diz o comunicado.