Após acidente

Vale informa que todos os 39 empregados foram resgatados em mina no Canadá

O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem, afirmou a mineradora

Por  Equipe InfoMoney -

A Vale (VALE3) comunicou ao mercado na manhã desta quarta-feira (29) que todos os 39 empregados que estavam na mina subterrânea Totten, em Sudbury, Ontário, Canadá, já estão em superfície. O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem, afirmou a mineradora.

“Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança”, disse Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale. O CEO parabenizou a equipe de resgate e se encontrou com os empregados em Sudbury.

Os empregados estavam na mina para o turno de domingo, quando danos ao eixo tornaram o sistema de transporte usual (espécie de elevador) inoperante. Os empregados saíram da mina com o apoio da equipe de resgate da Vale por meio de um sistema de escada de saída secundária.

“Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis”, disse Bartolomeo. “Todos nós da Vale estávamos focados e comprometidos com o retorno seguro de nossos empregados. Ouvir que todos estão de volta à superfície e voltando para casa é a melhor notícia que poderíamos ter recebido”, completou.

Com os empregados de volta à superfície e em segurança, o CEO diz que será iniciada uma investigação sobre o ocorrido, para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente.

No domingo, 39 funcionários ficaram presos a entre 900 e 1.200 metros de profundidade na mina Totten, após uma pá escavadeira ter se desprendido, bloqueando um acesso e indisponibilizando o meio de transporte dos empregados (um elevador).

Especialistas certificados das maiores corretoras do Brasil ensinam como ir do básico à renda extra crescente operando como trader na Bolsa de Valores. Inscreva-se Grátis

Compartilhe