Vale e as opções: o que a tragédia ensina sobre investimentos e riscos

Independentemente da situação, também estamos diante de um grande aprendizado. Obviamente me sinto até constrangido e muito triste por usar de um trágico acontecimento para mostrar algumas das vertentes que eu defendo no mercado de ações e opções.  

Equipe InfoMoney

Publicidade

* por Fernando Góes, trader profissional e analista da Clear Corretora

O clima de apreensão segue e as desconfianças em torno do nosso palco econômico não param de girar. Na sexta-feira (25) deixamos de ser a plateia otimista, que vibra diante das conquistas, e nos tornamos coadjuvantes da tragédia que aconteceu em Brumadinho (MG), causando um grave desastre ambiental e social.

A Vale, com sua grande representatividade de mercado, puxou a Bolsa pelas pernas e derrubou suas ações com a mesma velocidade que seguiam seus recordes positivos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Bolsa despencou em sua abertura na segunda-feira seguinte ao acidente, mas hoje a surpresa foi positiva e o mercado conseguiu responder bem às notícias ruins. Após o choque de lama e de ações, a Vale teve uma alta de 4% e o Ibovespa ganhou 1,3% de ajuste, o que nos aponta uma sutil recuperação.

– Inscreva-se no curso gratuito Pré-AGT e aprenda opções de um jeito prático, simples e objetivo

Independentemente da situação, também estamos diante de um grande aprendizado. Obviamente me sinto até constrangido e muito triste por usar de um trágico acontecimento para mostrar algumas das vertentes que eu defendo no mercado de ações e opções, mas também acredito nos ensinamentos que isso possa nos trazer.

Continua depois da publicidade

É meu dever, e acredito que é aqui onde posso gerar valor para você, ensinar e mostrar os detalhes das vantagens que as opções oferecem e o quanto elas são mais seguras quando estamos falando de trade.

Investimento e trade são coisas bem diferentes, e por mais repetitivo que eu pareça ser, é extremamente importante reforçar que investir é trocar o seu dinheiro por algum ativo. Sendo assim, eventualmente pode ser um bom momento para começar a investir em Vale, por pior que tenha sido a tragédia.  

O desastre afeta a mineradora e outras ações, mas é diante da instabilidade do mercado que você encontra oportunidades para ir comprando aos poucos, sem stop, e trocando seu dinheiro por ativos que se tornam cada vez mais baratos. É assim que você faz o dinheiro trabalhar pra você quando se trata de um investimento para longo prazo.

Quando falamos de trade, o erro mais comum é pensar que opções são mais arriscadas quando, na verdade, ela é a operação menos arriscada. É onde você consegue ganhar dinheiro no curto prazo e as chances de alcançar a independência financeira chegam com mais velocidade.

Uso a Vale como exemplo para mostrar como as opções podem ser sua maior vantagem, porque você pode separar uma quantia limitada para perder e pronto, só perde aquilo se der errado. E consegue multiplicar por 3, 5, 10 e às vezes até mais o capital que investir se tudo ocorrer como você esperava quando montou a operação.

A instabilidade, quando se trata de swing trade, é algo que precisa ser reafirmado, porque sempre terá um momento de perda diante da volatilidade do mercado.

Entretanto, o maior risco que a opção tem é virar zero, o que também é uma vantagem. É com essa consciência que você deve limitar a sua perda e pensar no potencial de ganho, pois estamos 100% desalavancados quando erramos e hiper alavancados quando acertamos.

É essencial termos um stop, aceitarmos a perda como normalidade, e uma visão de lucro estabelecida, que é o que chamamos de alvo.

Reafirmo isso porque podemos facilmente acabar passando por uma situação como essa, assim como passamos pela greve dos caminhoneiros e a JBS, por exemplo. Ou seja… um gap de queda pula o seu stop, mas o mercado financeiro não para e espera o desfecho da sua operação.

Então, e amanhã… Como vai ser?

Pode parecer um pouco insensível, mas é necessário estimarmos as possibilidades de perda e de ganho mesmo em cenários nublados e propícios ao caos.

É na volatilidade que alcançamos ganhos altos, com o risco controlado, indiferente da direção do mercado. Minimizar os riscos te traz o potencial de ganho e retorno alavancado da sua operação. O risco de perder pouco dinheiro pode ser multiplicado por um lucro altamente maior, e aí o ganho se torna possível em qualquer tendência ou situação.

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso às novas aulas do meu curso introdutório ao mercado de Opções, o Pré-AGT. Se você que deseja investir, mas ainda não sabe como e por onde começar, clique aqui e garanta sua vaga. Ouça meu recado e prepare-se para aprender os primeiros passos para se tornar um trader de sucesso.

Em observância à ICVM 598, o(s) analista(s) de valores imobiliários participantes deste programa declara(m) que suas recomendações, pelas quais é(são) o(s) respectivo(s) responsávei(is) principal(is), refletem única e exclusivamente suas próprias opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.