Vale diz buscar solução para impasse com hidrelétrica atingida por lama da Samarco

Comunicado foi feito após Estadão afirmar que a Vale decidiu devolver R$ 500 milhões que teria recebido apesar de a hidrelétrica ter interrompido a geração

Reuters

(Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A Vale (VALE3) informou na madrugada desta quarta-feira que está empenhada em solucionar as questões relativas à aplicação do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) ao Consórcio Candonga, operador da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, no qual a mineradora é sócia.

O comunicado foi feito após reportagem do jornal O Estado de S.Paulo afirmar que a Vale decidiu devolver 500 milhões de reais que teria recebido apesar de a hidrelétrica ter interrompido a geração em função do desastre da Samarco, joint venture da própria Vale com a BHP.

Uma reunião foi realizada na véspera com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir a paralisação da usina, que foi atingida pela lama do rompimento da barragem da Samarco em 2015, e está paralisada desde então, gerando custos ao sistema elétrico.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Vale disse que o Consórcio Candonga acionou o MRE, um sistema de compartilhamento de riscos de geração entre todas hidrelétricas do Brasil, que funciona como um condomínio, “considerando a melhor informação disponível à época acerca da retomada das operações na usina Risoleta Neves”.

“Todavia, considerando o prolongamento do prazo para o retorno das atividades na usina, a Vale empenhará todos os esforços para equacionar a questão junto à Aneel e demais órgãos envolvidos”, disse a companhia em comunicado ao mercado.

Questionada pela Reuters especificamente sobre a devolução dos 500 milhões de reais, a Vale não comentou.

Continua depois da publicidade

Em dezembro, a Reuters informou com base em documentos que os investimentos em reparação da usina afetada pelo desastre da Samarco podem superar o custo de construção do empreendimento.

Quer viver de renda? Estes 3 ativos podem construir uma carteira poderosa. Assista no curso gratuito Dominando a Renda Passiva.