Vale decide arrendar mina de níquel de R$ 2 bilhões no Piauí, diz governo

Representantes da Brazilian Nickel se reuniram com autoridades do Piauí na semana passada para apresentar propostas ao governo local

Reuters

Publicidade

RIO DE JANEIRO – A Vale decidiu arrendar direitos minerários de níquel no Piauí de um projeto com investimento estimado em 2 bilhões de reais, informou nesta quarta-feira a superintendente de Projetos do governo do Estado, Lucile Moura.

A empresa de mineração Brazilian Nickel venceu licitação realizada pela Vale para concluir estudos que definirão o projeto, afirmou à Reuters a representante do governo do Piauí.

Representantes da Brazilian Nickel se reuniram com autoridades do Piauí na semana passada para apresentar propostas ao governo local.

Não perca a oportunidade!

“Eles saíram daqui otimistas. Devem terminar esses estudos entre junho e julho”, disse Lucile.

Procurada, a Vale, uma das maiores produtoras de níquel do mundo, afirmou que não comenta negociações em andamento.

Em meio a perspectivas mornas de demanda por minérios, a segunda maior mineradora do mundo resolveu vender ativos e adiar projetos para enxugar custos, investindo no que considera mais importante e com expectativa de retorno em prazos mais breves.

Continua depois da publicidade

A jazida da Vale tem uma expectativa de conter 25 milhões de toneladas de níquel. A mina está localizada em Capitão Gervásio, região sul do Piauí, e já conta com uma planta piloto.

Já foram investidos 120 milhões de reais em prospecção e certificação, entre outros itens, segundo a superintendente.

A Vale possui minas nos maiores países produtores de níquel, como o Canadá. Também produz níquel na Indonésia, Nova Caledônia e tem projetos no Brasil, além de refinarias no Japão, Coreia do Sul e Taiwan.

Não foi possível contatar imediatamente a Brazilian Nickel.