Vale anuncia acordo que encerra greve de dois meses em unidade no Canadá; analistas veem desdobramento positivo

Na véspera, o sindicato dos trabalhadores de Sudbury disse que havia chegado a um acordo preliminar com a companhia.

Equipe InfoMoney

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – A mineradora Vale (VALE3) informou nesta quarta-feira que um novo acordo coletivo de trabalho de cinco anos com a United Steelworkers (USW) Local 6500 foi aprovado na noite passada. Com isso, foi encerrada uma greve de cerca de dois meses que paralisava as operações de níquel, cobre e cobalto em Sudbury (Canadá) desde o início de junho.

“O novo acordo entra em vigor de imediato. Os trabalhadores retornarão às atividades na semana do dia 9 de agosto, com ‘ramp-up’ da produção iniciando nas semanas adiante”, destacou a empresa.

Segundo a Vale, o novo pacto “reflete meses de trabalho árduo e compromisso de ambas as partes e uma demonstração genuína para a conclusão das negociações de forma favorável”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A mineradora reafirmou ainda seu “compromisso com a sustentabilidade de longo prazo do seu negócio de metais básicos e de suas operações de Ontário”.

Na véspera, o sindicato dos trabalhadores disse que havia chegado a um acordo preliminar com a companhia.

Em breve nota, o Credit Suisse destaca a notícia como positiva, destacando que Sudbury representa entre 20% e 25% dos volumes de níquel e cobre da Vale.

Continua depois da publicidade

O Bradesco BBI também aponta que a notícia é um desdobramento positivo para a Vale, já que a empresa deve agora ser capaz de retomar as operações em Sudbury após dois meses.

“Observamos, no entanto, que a Vale destacou em sua teleconferência de resultados do segundo trimestre na semana passada  que a produção em Sudbury já enfrentaria um terceiro trimestre desafiador, pois leva algumas semanas para iniciar as operações e funcionar perfeitamente, enquanto a empresa também realiza uma parada para manutenção no local. Ao todo, assumindo que Sudbury permaneça paralisado por cerca de três  meses no total, o impacto na produção de níquel deve ser de cerca de 15 mil toneladas e de cobre em cerca de 21 mil toneladas.

Em curso gratuito de Opções, professor Su Chong Wei ensina método para ter ganhos recorrentes na bolsa. Inscreva-se grátis e participe.