Sucesso

Unilever é a melhor empresa do País no desenvolvimento de lideranças

Companhia ficou à frente da 3M e da IBM, que alcançaram a segunda e a terceira colocações no ranking nacional do Hay Group

SÃO PAULO – A Unilever foi considerada a melhor empresa do País para desenvolvimento de lideranças, segundo aponta um recente estudo da consultoria Hay Group. De acordo com a pesquisa Best Companies for Leadership, que classifica e examina as melhores empresas para liderança no cenário nacional, a organização ficou à frente inclusive da 3M e da IBM, que alcançaram, respectivamente, a segunda e a terceira colocações no ranking nacional.

“As melhores empresas reconhecem que a inovação é a chave para seu crescimento e sobrevivência em um mercado global cada vez mais competitivo”, afirma a gerente e líder da prática de Leadership & Talent do Hay Group América Latina, Glaucy Bocci.

Segundo ela, as eleitas pela pesquisa costumam promover uma cultura que incentiva a paixão pela inovação.

PUBLICIDADE

No Brasil
Ainda na avaliação nacional, outras companhias também ganharam lugar de destaque na pesquisa da Hay Group, justamente por apresentar mais inovação, graças aos seus talentos.

O ranking das dez empresas mais bem avaliadas do Brasil segue abaixo:

Ranking Brasil
PosiçãoEmpresa
1Unilever
23M
3IBM
4General Electric
5Telefonica
6Ambev
7Petrobras
8Itaú Unibanco
9Santander
10Pepsico
Fonte: Hay Group

No mundo
Já no que diz respeito às 20 melhores companhias de todo o mundo no desenvolvimento de lideranças, o levantamento destacou a General Electric em primeiro lugar e a Procter & Gamble e IBM, na segunda e terceira colocação:

Ranking Global
PosiçãoEmpresa
1General Electric
2Procter & Gamble
3IBM
4Microsoft
5Coca-Cola
6McDonald’s
7Accenture
8Wal-Mart Stores
9Johnson & Johnson
10Unilever
11Toyota
12Nestlé
133M
14Southwest Airlines
15Exxon Mobil
16PepsiCo
17Siemens
18Shell
19Dow
20FedEx
Fonte: Hay Group

Para quem não sabe, as companhias eleitas pelo estudo se destacam por criar ambientes e processos que permitem o desenvolvimento da inovação. Desta forma, entre as 20 avaliadas, todas relataram que seus líderes celebram a inovação.

Inovação em vista
O estudo também mostra que as melhores empresas do ranking lançam uma ampla rede de ideias para levar seus talentos a pensarem de forma mais ampla. Neste ponto, todas as organizações do ranking afirmaram oferecer oportunidades estruturadas para que seus colaboradores mais jovens promovam inovações, em comparação a 68% das demais empresas.

O mesmo pode ser observado ainda com relação ao desenvolvimento de pessoas. “Das empresas consultadas, 95% delas afirmaram que seus líderes seniores dispõem de tempo para desenvolver pessoas e cerca de 90% disseram que seus líderes trabalham ativamente para que os colaboradores entendam as estratégias da empresa a longo prazo”, revela o estudo, que informa que, nas demais empresas, tal prática ocorre, respectivamente, em 48% e 53% das organizações.

PUBLICIDADE

“A inovação se tornou um importante diferencial em todo o mundo. Por isso, as organizações estão investindo no desenvolvimento de pessoas e na celebração da diversidade e colaboração”, explica Glaucy.

A pesquisa
Realizada pelo Hay Group desde 2005, a pesquisa foi respondida de forma on-line neste ano por quase 7 mil pessoas, de 2.300 organizações de todo o mundo. Na divisão por regiões, 11% dos respondentes eram da América do Norte, 31% da América Latina, 21% da Ásia/Oceania/África, 35% da Europa e 2% do Oriente Médio.