Unicasa (UCAS3), dona da Dell Anno, lucra 48,5% a menos no 4º trimestre de 2022, para R$ 4,96 milhões

receita líquida somou R$ 62,97 milhões no 4T22, uma redução de 9,4% na comparação com igual etapa de 2021

Felipe Moreira

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A Unicasa (UCAS3), dona de lojas de móveis como a Dell Anno, New e Casa Brasileira, reportou lucro líquido de R$ 4,96 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), montante 48,5% inferior ao reportado no mesmo intervalo de 2021, informou a companhia nesta quinta-feira (9).

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 3,3 milhões no 4T22, um recuo de 67,6% em relação ao 4T21.

A margem Ebitda atingiu 5,2% entre outubro e dezembro, baixa de 9,5 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada em 4T21.

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A receita líquida somou R$ 62,97 milhões no quarto trimestre deste ano, uma redução de 9,4% na comparação com igual etapa de 2021.

“Apesar da forte base comparativa, a receita das lojas exclusivas no critério Mesmas Lojas cresceu 4,2% (17% no comparativo anual). Entretanto, o desempenho geral da receita foi afetado por dois principais fatores: atrasos na conclusão de empreendimentos na construção civil pelo país, que postergam a entrega dos móveis; e, os efeitos das eleições presidenciais na economia, mais evidentes no segmento das multimarcas, e que, possivelmente, afetará o desempenho das exclusivas entre o final do primeiro trimestre e início do segundo trimestre de 2023”, apontou a companhia em release de resultados.  No segmento corporativo, a entrega a um cliente, que ocorreu do 4T21 ao 3T22, pressionou a base comparativa.

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Já na exportação, a redução ocorreu devido à oscilação do câmbio, a receita dolarizada foi praticamente a mesma. “Entretanto, cabe destacar o mercado norte americano cresceu 13,3%”, apontou.

A empresa destacou que, ao longo dos últimos ano,s decidiu-se pela descontinuidade da marca Favorita, o que impactou a
receita em R$ 2,4 milhões. O encerramento da marca visou concentrar esforços nas marcas mais consolidadas, possibilitando um melhor aproveitamento de recursos para expansão de rede, marketing, treinamentos, lançamento produtos, entre outros. “Durante esse processo, os pontos de vendas nos locais que faziam parte do planejamento estratégico foram convertidos em outras marcas. O impacto mencionado corresponde apenas ao das lojas definitivamente fechadas”, destaca.

O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 21,7 milhões no quarto trimestre de 2022, um recuo de 14,2% na comparação com igual etapa de 2021. A margem bruta foi de 34,5% no 4T22, queda de 1,9 p.p. frente a margem do 4T21.

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As despesas com vendas e administrativas somaram R$ 20,95 milhões no 4T22, um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2021.

O retorno sobre capital investido (ROIC, na sigla em inglês) foi de 17,5% no quarto trimestre de 2022, um recuo de 3,6 p.p. na comparação com quarto trimestre de 2021.