União Europeia multa três grandes bancos por cartel de manipulação de juros

A investigação durou cinco anos e a multa é de quase meio bilhão de euros

Estadão Conteúdo

Publicidade

SÃO PAULO – A autoridade antitruste da União Europeia multaram os bancos HSBC, J.P. Morgan Chase e Crédit Agricole em um total de 485 milhões de euros (US$ 519,7 milhões) por conspirarem pela manipulação de uma taxa básica de juros.

A Comissão Europeia afirmou que estes bancos violaram regras antitruste ao combinarem a precificação dos juros de derivativos e trocando informações sensíveis.

O anúncio desta quarta-feira foi a culminação de uma investigação que começou cerca de cinco anos atrás, e ecoa os resultados obtidos nos Estados Unidos e no Reino Unido, que acusaram instituições financeiras de manipularem a Libor e a taxa interbancária do euro, chamada de Euribor.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Os bancos precisam respeitas as regras de competição da União Europeia assim como qualquer outra companhia no mercado único”, disse a chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager.

A UE havia feito uma denúncia formal das três companhias em 2014. Eles continuaram a investigá-los após, em 2013, terem multado diversas outras companhias em 1,71 bilhão de euros, acusando-os de operarem cartéis. Naquele momento, Crédit Agricole, HSBC e JP Morgan Chase escolheram não encerrar a investigação.