Um terço dos brasileiros está interessado em criptomoedas, diz Visa

Maior parte das pessoas que investe em criptomoedas as considera mais vantajosas que ações, afirma o estudo

Paulo Barros

Publicidade

Quase um terço (29%) dos brasileiros mostra interesse em investir em criptomoedas ou usá-las para pagamentos, mostra um novo levantamento global da Visa divulgado nesta segunda-feira (27). Segundo a pesquisa, realizada entre agosto e setembro de 2021, o Brasil é o país com maior percentual de “adultos curiosos” por criptoativos.

O estudo também aponta que brasileiros que já têm criptomoedas têm muito interesse em aumentar sua exposição à classe de ativos nos próximos 12 meses. Os entrevistados ainda apoiam majoritariamente a ideia de que as criptomoedas serão amplamente usadas para comprar produtos e enviar dinheiro nos próximos 5 a 10 anos.

A maioria (71%) dos investidores de criptomoedas também disse considerá-las mais vantajosas do que ações (71%), e apenas 8% dos pesquisados disseram ter se informado sobre criptomoedas, mas não as veem com bons olhos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O levantamento ainda confirma tendências vistas no exterior, como o maior apelo das criptomoedas entre pessoas de mais alta renda, principalmente entre os mais jovens. Por outro lado, mostra que o Bitcoin é conhecido por praticamente todos os pesquisados brasileiros: quase todo mundo (97%) já ouviu falar.

A Visa afirma que cerca de um quarto das pessoas que conhecem as criptomoedas já compraram, mas a preferência não é pelo Bitcoin: a maioria busca stablecoins, ativos digitais com paridade com moedas nacionais, geralmente o dólar.

“Esses resultados sugerem que as criptomoedas estão deixando de ser um ativo de nicho voltado a uma pequena comunidade de investidores e chegando ao mercado geral, ficando cada vez mais acessível ao público e a novos adotantes no Brasil”, afirma Romina Seltzer, head de soluções para a Visa América Latina e Caribe.

Continua depois da publicidade

Para a executiva, as criptomoedas representam uma mudança tecnológica e todas as instituições financeiras precisarão ter uma estratégia para criptomoedas para atender à nova demanda dos clientes.

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir

Paulo Barros

Editor de Investimentos